Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A Câmara de Idanha-a-Nova vai implementar já este ano letivo um conjunto de medidas que visam apoiar financeiramente os alunos que estudem na Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco, sediada na vila raiana.
A Câmara de Idanha-a-Nova vai implementar já este ano letivo um conjunto de medidas que visam apoiar financeiramente os alunos que estudem na Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco, sediada na vila raiana.
A autarquia explicou à Lusa que os apoios podem passar pelo pagamento de propinas, alojamento, estágios e ações de trabalho temporário.
"Com estas medidas criaremos condições para que mais estudantes possam ingressar na Escola Superior de Gestão, a qual tem parcerias com algumas das melhores universidades do mundo, como Berkeley, nos Estados Unidos, ou a Metropolitan University of Manchester, em Inglaterra".
As medidas lançadas pela Câmara de Idanha-a-Nova surgem integradas no regulamento de apoio aos estratos sociais desfavorecidos.
O apoio ao pagamento das propinas terá em conta diferentes aspetos, como o rendimento das famílias ou os encargos que elas têm com os estudos em Idanha-a-Nova (alojamento, livros ou alimentação).
Apesar de lançadas pelo município, as medidas de apoio envolvem a própria Escola Superior de Gestão, empresários e personalidades diversas, que em conjunto formam uma comissão de acompanhamento.
"Os alunos e as famílias interessadas em aderir a este programa de apoio devem contactar a escola", explicou o vice-presidente da autarquia.
O apoio ao alojamento será concretizado através da criação de repúblicas de estudantes, em imóveis da autarquia localizados na zona histórica da vila.
Também com os serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Castelo Branco estão a ser estudadas formas de tornar mais baixo o valor do alojamento nas residências.
Os alunos que habitualmente alugam quartos na vila também poderão usufruir de diferentes medidas de apoio.
A autarquia criará ainda condições para que os estudantes possam desenvolver algumas das suas atividades nas infraestruturas hoteleiras que a Câmara de Idanha-a-Nova possui, casos da Pousada de Monsanto e do Restaurante Sra. da Graça.
"Além das atividades académicas, os alunos têm também a possibilidade de aí prestarem serviços e com eles obterem um rendimento extra que os ajudará na sua gestão económica", declara a autarquia.
O quarto eixo estratégico permitirá, com os empresários da região, a criação de trabalhos temporários aos alunos.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet