Por: Diário Digital Castelo Branco
Associação Desportiva, Cultural e Recreativa das Corgas (ADCRC), coletividade da aldeia da freguesia e concelho de Proença-a-Nova, vai organizar este sábado, 22 de Novembro, às 18:00 horas, a ação de formação "A cultura do medronho " na sede da Associação.
"Boas práticas na apanha e produção do medronho" vão ser objeto de apresentação por João Gama com propósito de discutir e aconselhar os melhores métodos e a seguir para o aproveitamento integral e valorização do medronho e da árvore de que é fruto, o medronheiro.
A importância do medronheiro pela sua resiliência e proteção, em situações de incêndio e, na composição e diversidade da floresta na nossa região do interior e outras regiões de Portugal, justificam a aposta nesta espécie arbórea que tem merecido investimento significativo, quer privado, associativo e público.
"Formação" sobre "A cultura do medronho" ganha especial oportunidade pelo que corresponde de investimento na informação e conhecimento para participantes que nas suas propriedades apostam na plantação de medronheiros, na expectativa de boas colheitas e aproveitamento do medronho, mas também como pela defesa de outras espécies e valorização ambiental.
De referir que a associação procura criar sinergias e valorizar a participação da comunidade local e dos associados em eventos que se realizam na região, muitas vezes em parceria com o município.
A sua atividade abrange diversas áreas, incluindo eventos desportivos, culturais e recreativos. Exemplo disso são o "Jantar das Vindimas", que celebra a tradição das vindimas, e a participação em exposições, como a "As cores da liberdade".
A ADCRC trabalha em colaboração com outras entidades, incluindo o município de Proença-a-Nova, para dinamizar o território e promover o espírito de entreajuda na comunidade local.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet