Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 26 de novembro de 2025

Comunidade da Beira Baixa participou em “Diálogos de Fronteira” sobre incêndios florestais

Por: Diário Digital Castelo Branco

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa marcou presença esta 3ªfeira, 25 de Novembro, no fórum “Diálogos de Fronteira”, que se realizou em San Martín de Trevejo, Espanha, relativo ao tema dos incêndios florestais que afetam os dois países, especialmente nas áreas fronteiriças do interior peninsular que compõem a eurorregião EUROACE (Alentejo, Região Centro de Portugal e Extremadura).

Segundo a informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, a iniciativa contou com a presença de várias entidades nacionais do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, entre as quais a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Agência de Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF).

A participação da CIM Beira Baixa neste fórum reforça o seu compromisso na dinamização de projetos de âmbito internacional, destacando-se:

  • VESPRA – já concluído, dedicado ao aperfeiçoamento dos mecanismos de gestão de risco associados a incêndios florestais, eventos meteorológicos extremos e dispersão de poluentes em grandes áreas;

  • VERA – focado no reforço da cooperação e coordenação entre as agências de Proteção Civil dos dois lados da fronteira;

  • CLIMAAX – centrado no desenvolvimento de recursos e ferramentas adaptadas para a avaliação de riscos climáticos;

  • REHUBS – orientado para a capacitação das comunidades rurais, promovendo o aumento da sua resiliência face às alterações climáticas.

Estes projetos, dois transfronteiriços e dois pan-europeus, focam-se na preparação da resiliência do território e na capacitação das populações e das entidades em face das consequências das alterações climáticas, nos domínios ambiental e de proteção civil, especialmente os fogos rurais e as ondas de calor. 

No fórum foi abordada a urgência de reforçar a cooperação transfronteiriça na gestão e prevenção de incêndios, depois dos fogos florestais do Verão de 2025. O abandono populacional do interior e a necessidade de capacitação da comunidade foram dois problemas comuns discutidos entre as instituições dos dois países.

Diálogos de Fronteira é uma atividade enquadrada no projeto GIT EUROACE TERRITÓRIO COM VIDA, cofinanciado pela União Europeia através do Programa de cooperação Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) 2021 – 2027 e que tem como parceiros a Junta de Extremadura e as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e do Centro.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!