Por: Diário Digital Castelo Branco
O Município de Penamacor recebeu o encontro do 42º aniversário do 4º alistamento de 1983 da extinta Guarda Fiscal.
O programa incluiu uma sessão de boas-vindas no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde a comitiva foi recebida pelo Presidente, pelo Vice-Presidente e pela Vereadora da Câmara Municipal, José Miguel Oliveira, Pedro Silveiro e Guida Leal, respetivamente.
De referir que a Guarda Fiscal foi um corpo especial de tropas português extinto em 1993, substituído pela Brigada Fiscal e integrada na Guarda Nacional Republicana (GNR).
Criada em 1885, era responsável pelo controlo de fronteiras, fiscalização de pessoas e bens, prevenção de fraudes e infrações fiscais e aduaneiras. As suas funções foram posteriormente assumidas por várias unidades da GNR, principalmente a atual Unidade de Ação Fiscal (UAF).
A Guarda Fiscal foi criada com base nos Guarda-Barreiras da Guarda Real da Polícia. Tinha como principais funções a fiscalização fronteiriça e marítima, a prevenção de atividades ilegais e a repressão de fraudes fiscais e aduaneiras. Em tempo de paz, dependia operacionalmente do Ministério das Finanças. Em caso de guerra, podia ser integrada nas Forças Armadas.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet