Por: Diário Digital Castelo Branco
Quatro equipamentos culturais de Castelo Branco passam a disponibilizar cadeiras de rodas elétricas para pessoas com deficiência ou mobilidade condicionada poderem circular no interior e exterior dos espaços.
Depois de ter publicado o assunto nas redes sociais, o Gabinete de Comunicação e Imprensa da autarquia, enviou uma nota de imprensa aos órgãos de comunicação social sobre as cadeiras de rodas elétricas disponíveis no Museu Francisco Tavares Proença Júnior (duas), no MUTEX - Museu dos Têxteis, em Cebolais de Cima (uma), no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (uma) e no Parque do Barrocal (uma).
“Os equipamentos adquiridos destinam-se a apoiar a circulação no centro histórico, nos serviços públicos e noutros espaços de relevante interesse público, estando previstas para utilização tanto por munícipes como por visitantes”, lê-se na nota.
O Gabinete diz que a Câmara Municipal adquiriu as cinco cadeiras de rodas elétricas, no âmbito de uma candidatura ao Programa de Intervenção nas Vias Públicas (PIVP), integrado no investimento Acessibilidades 360º, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“O principal objetivo é promover a inclusão, facilitando o acesso e a mobilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade condicionada nos espaços públicos do concelho, contribuindo para a construção de um território mais acessível e inclusivo”.
O projeto é apoiado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação e representou um investimento de cerca de 11 mil euros, financiado a 100% através de incentivo não reembolsável.
"Com esta iniciativa, a autarquia reforça a melhoria das condições de acessibilidade aos espaços públicos, conclui o texto.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet