Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 10 de fevereiro de 2026

Mau tempo: Câmara de Penamacor faz balanço da tempestade Kristin ao aprovar votos de solidariedade, pesar e louvor

Por: Diário Digital Castelo Branco

Foram aprovados na última reunião de Câmara, realizada no passado dia 6 de Fevereiro, votos de solidariedade para com os Municípios afetados e de pesar pelas vítimas registadas na sequência da tempestade Kristin.

O evento assolou o território nacional, mas sobretudo a Zona Centro do País, e que colocou mais de meia centena de concelhos em situação de Calamidade, entre os quais Penamacor.

Foi ainda aprovado um voto de louvor a Armindo Borges, Administrador da IBERSACO, pela ajuda disponibilizada às populações afetadas. A empresa sedeada no território concelhio disponibilizou lonas ao Município de Penamacor que, numa ação conjunta com o Município de Idanha-a-Nova, as fez chegar aos municípios mais afetados da sub-região da Beira Baixa.

Durante a reunião foi, igualmente, realizado um balanço da passagem da depressão Kristin pelo território municipal. Não obstante danos que possam vir a ser reportados por particulares, registaram-se algumas quedas de árvores, de muros de sustentação e de cabos elétricos em vias municipais, mas sem necessidade de interromper a circulação viária. Registaram-se ainda danos pontuais em instalações municipais devido à intensidade e continuidade da pluviosidade sem, no entanto, colocar em causa a continuidade dos serviços.

De referir que já morreram quinze pessoas em Portugal desde 28 de janeiro na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!