Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económico (OCDE) alertou hoje para os riscos que a crise económica pode trazer para o setor da educação, que poderá vir a sofrer grandes cortes.
A Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económico (OCDE) alertou hoje para os riscos que a crise económica pode trazer para o setor da educação, que poderá vir a sofrer grandes cortes.
No relatório anual "Ecucation at a Glance 2012", hoje apresentado em Bruxelas, a OCDE sublinha que a educação foi poupada nos cortes orçamentais de 2009.
"No entanto, apesar de ainda não estarem disponíveis dados mais atuais, a permanência da crise deverá ter levado a grandes cortes nas despesas públicas na educação em vários países", alerta a organização.
Os números que a OCDE apresentou mostram que entre 2008 e 2009 o investimento total (incluindo governos, empresas e indivíduos) cresceu em 24 dos 31 países-membros da organização.
"Os benefícios públicos do investimento na educação são, a longo prazo, muito grandes", referiu o diretor adjunto para a Educação da OCDE, Andreas Schleicher.
"Maior qualificação significa mais emprego, o que implica que o investimento na educação terá o seu retorno futuro em impostos pagos pelos trabalhadores", sublinhou.
O relatório mostra ainda que "na última década, mais de dois terços do crescimento do produto interno bruto nos 21 estados-membros europeus deveu-se ao aumento das receitas de trabalho entre os indivíduos com educação terciária [superior], comparado com apenas 51 por cento nos Estados Unidos".
Segundo a OCDE, quanto maior for o nível de formação, maiores são as possibilidades de ter um melhor salário, sendo que um licenciado podia, em 2010, ganhar 67 por cento mais do que um trabalhador com o ensino secundário.
Por outro lado, também em 2010, apenas 4,7 por cento dos licenciados estavam desempregados, enquanto a
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet