Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O primeiro-ministro português viaja hoje para Bratislava, Eslováquia, onde na sexta-feira vai participar numa reunião do grupo «Amigos da Coesão», que junta 15 países da União Europeia, faltando por isso às comemorações do 05 de Outubro.
O primeiro-ministro português viaja hoje para Bratislava, Eslováquia, onde na sexta-feira vai participar numa reunião do grupo «Amigos da Coesão», que junta 15 países da União Europeia, faltando por isso às comemorações do 05 de Outubro.
Segundo o gabinete de Pedro Passos Coelho, "a reunião de Bratislava ocorre num momento crucial das negociações das perspetivas financeiras da União Europeia para o período 2014-2020, o que justifica uma coordenação reforçada entre os Estados-membros para a alavancagem de uma posição comum maioritária na defesa da política de coesão da União Europeia".
O grupo "Amigos da Coesão", constituído pela Bulgária, República Checa, Estónia, Grécia, Espanha, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Roménia, Eslovénia, Eslováquia, Espanha e Portugal, defende "a manutenção de um envelope financeiro e condições de aplicação adequadas para a política de coesão no orçamento da União Europeia", referiu a mesma fonte do gabinete de Passos Coelho.
O Governo sustenta que "Portugal tem estado na linha da frente na defesa da política de coesão como instrumento catalisador das políticas de apoio ao crescimento, à criação de emprego e ao reforço da competitividade".
Hoje de manhã, o primeiro-ministro vai estar na Assembleia da República para o debate das moções de censura do PCP e BE, viajando em seguida para Bratislava, onde, à noite, terá um jantar informal com outros governantes, na Presidência do Conselho de Ministros da Eslováquia.
Esta semana, numa entrevista a um canal de televisão eslovaco, o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, considerou que "um ou dois países" acabarão por sair do euro, porque "tornar-se-á evidente que alguns países são incapazes de manter os seus compromissos em matéria de consolidação orçamental".
O encontro do grupo "Amigos da Coesão" vai realizar-se na sexta-feira durante a manhã, no Castelo de Bratislava. Depois de uma conferência de imprensa e de um almoço de trabalho, Passos Coelho seguirá para Malta, onde ficará até sábado, para participar numa cimeira do grupo "5+5".
Este grupo junta chefes de Estado e de Governo de cinco países europeus (Portugal, Espanha, Itália, França e Malta) e de cinco países africanos (Argélia, Marrocos, Líbia, Mauritânia e Tunísia).
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet