Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O ex-Presidente da república acha “indecente” recusa de Cavaco de comemorar o 5 de Outubro no seu local histórico.
O ex-Presidente da república acha “indecente” recusa de Cavaco de comemorar o 5 de Outubro no seu local histórico.
O facto das comemorações oficiais terem deixado de se realizar na Praça do Município em Lisboa, por motivos de segurança, leva Mário Soares a não estar presente.
"Não vou ao 5 de Outubro porque acho indecente a recusa de um Presidente da República de ir a um sítio histórico. Não faz sentido deslocar as comemorações para um sítio escondido por medo de se ser apupado", disse Mário Soares ao i. "Parece que se vive numa espécie de clandestinidade", acrescentou o ex-Presidente, invocando que se está a romper uma tradição das comemorações do 5 de Outubro que nem durante o salazarismo deixaram de ser realizadas na Praça do Município. "A tradição é comemorar o 5 de Outubro na Praça do Município. Metem-se num pátio para fugir." Mário Soares participará, no entanto, num jantar em Alenquer, promovido por republicanos da região Oeste, que se realiza todos os anos desde 1910. Seguro também estará presente.
As comemorações oficiais do dia 5 de Outubro não vão ser realizadas, pela primeira vez desde 1910, na Praça do Município, transitando para um recinto fechado chamado Pátio da Galé.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet