Por: Diario Digital Castelo Branco
Na sequência do anunciado despedimento colectivo de 48 pessoas, foi convocada para esta sexta-feira uma greve dos trabalhadores do Público.
Na sequência do anunciado despedimento colectivo de 48 pessoas, foi convocada para esta sexta-feira uma greve dos trabalhadores do Público. A greve foi decidida em plenário de trabalhadores, numa moção apresentada em conjunto pela comissão de trabalhadores e pelo conselho de redacção do jornal.
O despedimento de 48 pessoas – 36 das quais da área editorial – faz parte de um plano de redução de custos, que visa um corte de 3,5 milhões de euros de custos fixos. «Este despedimento inviabiliza a continuidade do Público enquanto órgão de comunicação social de referência, viola o espírito do acordo celebrado com os trabalhadores a 29 de Dezembro de 2011, e compromete gravemente a responsabilidade social do accionista», lê-se na moção, que foi aprovada com 120 votos a favor num universo de 171 votantes.
A empresa justificou o despedimento com a «forte tendência de queda de receitas em resultado do efeito de substituição do papel pelo online» e com «os severos impactos da actual crise económica, quer nas receitas de circulação, quer nas receitas de publicidade».
A greve é convocada pelo Sindicato dos Jornalistas e a Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas e abrange todos os trabalhadores. A data foi escolhida para coincidir com um dos quatro dias em que a agência Lusa estará também em greve.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet