Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A gasolina vai registar uma forte descida já hoje e o.gasóleo também deverá baixar, mas o alívio será bem menor para os automobilistas.
Nem tudo são más notícias. A gasolina vai registar uma forte descida já hoje. Os preços nas bombas nacionais vão sofrer a maior queda deste ano. Isto porque está a haver uma correção acentuada das cotações deste combustível nos mercados internacionais.
Em declarações à Lusa, o secretário-geral da Associação Portuguesa das Empresas Petrolíferas (APETRO), António Comprido, confirmou que «olhando para a evolução das cotações até ontem», tudo leva a crer «que poderá haver uma descida significativa. Tudo indica que, se não for a maior [descida] do ano, será uma das maiores», alertou.
No espaço de apenas uma semana, o preço médio da tonelada métrica da gasolina afundou mais de 6%, em dólares. Mas se convertermos em euros, a descida é ainda maior, devido à recuperação levada à cabo pela moeda única perante a perspetiva de um pedido de resgate de Espanha, avança esta sexta-feira o «Jornal de Negócios».
O gasóleo também deve baixar, mas o alívio será bem menor para os automobilistas.
Feitas as contas, a gasolina cai 7,18%, com a cotação média a recuar mais de 60 euros para apenas 790 euros, um valor inferior até ao do diesel.
Espera-se, por isso, uma redução de vários cêntimos no valor de venda da gasolina que está, atualmente, em 1,734 euros.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet