Por: Diario Digital Castelo Branco
Desde Abril as cantinas sociais ganharam milhares de novos clientes abrangidos pelo recente Programa de Emergência Alimentar (PEA) criado pelo Governo para acudir aos "novos pobres".
Desde Abril as cantinas sociais ganharam milhares de novos clientes abrangidos pelo recente Programa de Emergência Alimentar (PEA) criado pelo Governo para acudir aos "novos pobres".
De acordo com o jornal Público desta segunda-feira, com o aumento da crise o Estado financia atualmente 34 mil refeições por dia.
No total, mais de 500 refeitórios de instituições de solidariedade social e misericórdias integram a rede nacional de cantinas abrangidas por protocolos com a Segurança Social. Cada instituição fornece ao abrigo do PEA cerca de 65 refeições por dia.
Idosos, desempregados e famílias com baixos salários ou doenças crónicas são os principais utilizadores. Só na região de Santarém são distribuídas cinco mil refeições por dia.
Devido ao aumento da procura, até ao final do ano o Governo conta ter mais 100 cantinas integradas nesta rede de apoio.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet