Semana da Leitura despertou bastante interesse em Penamacor

O balanço da Semana da Leitura 2018, em Penamacor, foi positivo, com as atividades “Livros à Solta” e “Kit do Leitor Feliz” a serem aquelas que envolveram mais a comunidade.

  • Cultura
  • Publicado: 2018-03-16 18:31
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

O balanço da Semana da Leitura 2018, em Penamacor, foi positivo, com as atividades “Livros à Solta” e “Kit do Leitor Feliz” a serem aquelas que envolveram mais a comunidade.

Na atividade “Livros à Solta”, dos 88 livros espalhados por 24 estabelecimentos locais, 56 foram “adotados”, enquanto a elaboração dos “kits dos leitores felizes” envolveu muitos utentes das bibliotecas Ribeiro Sanches e Municipal. Os postais escritos a personagens especiais e as viagens traçadas no mapa mundo também despertaram bastante interesse.

Além destas atividades, os alunos de “Ervas Aromáticas” da Academia Sénior também deram um contributo valioso elaborando em conjunto um “Kit de Leitores Felizes” e com algumas leituras em voz alta. Ainda em Palavras audíveis, foram gravados audiotextos, um dos quais em italiano.

A Semana da Leitura decorreu de 5 a 9 de março, em Penamacor, e convidou toda a comunidade a participar no conjunto de atividades preparado para a iniciativa.

O evento decorreu na Biblioteca Escolar Ribeiro Sanches e na Biblioteca Municipal e, entre as ações agendadas, destacou-se o “Kit do Leitor Feliz”, no qual os participantes organizaram criativamente o conteúdo de uma pequena caixa, com um livro como elemento central, adornada com diferentes adereços para induzirem a um maior prazer à leitura. A “Cartografia de Leituras” foi outra das atividades propostas, que consistiu na escolha de histórias multigeográficas, sendo marcada, posteriormente, a localização do percurso geográfico da história num mapa mundo.

O Itinerário de Leituras, registo fotográfico legendado de uma obra ou da vida de um escritor, as sessões de leitura bilingues, nas quais participantes de várias nacionalidades leram um excerto de uma obra na sua língua materna, sendo, depois, traduzida para português, ou ainda a gravação de audiolivros foram outras iniciativas realizadas. Por fim, a atividade “Livros à Solta” colocou vários exemplares nas montras dos estabelecimentos do comércio local, para oferta, e foram distribuídos marcadores nas bibliotecas participantes. A comunidade foi convidada, ainda, a escrever postais aos seus personagens preferidos.

A Semana da Leitura, promovida pelo Plano Nacional de Leitura, convida a população a descobrir o prazer de ler.

PUB

PUB

PUB

PUB