Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O Presidente da República, Cavaco Silva, vai aproveitar o encontro com a chanceler alemã, na segunda-feira, para reafirmar algumas das posições que tem defendido publicamente nos últimos meses.
O Presidente da República, Cavaco Silva, vai aproveitar o encontro com a chanceler alemã, na segunda-feira, para reafirmar algumas das posições que tem defendido publicamente nos últimos meses.
Cavaco Silva prepara-se, ao que a edição online do Sol apurou junto de fonte de Belém, para confrontar Angela Merkel com dados muito concretos e práticos, de forma pormenorizada, que sustentam as tomadas de posição que tem tido.
Entre os alertas que o Presidente da República tem feito, e que poderá agora aproveitar para repetir junto de Merkel, está o do efeito recessivo das medidas de austeridade e o pedido de mais rapidez e maior intervenção das instituições europeias, nomeadamente do Banco Central Europeu (BCE), na compra de dívida soberana.
Aliás, quando há umas semanas Cavaco fez este aviso, a chanceler alemã mereceu também uma referência: o Chefe de Estado defendeu que Angela Merkel deveria ser «mais consistente» na defesa da moeda única.
Mas também o eco que Cavaco Silva fez das palavras da directora-geral do FMI – ao sublinhar que, «nas presentes circunstâncias, não é correcto exigir a um país sujeito a um processo de ajustamento orçamental que cumpra a todo o custo um objectivo de défice público fixado em termos nominais» – estará seguramente em cima da mesa no encontro.
O Executivo, por seu lado, espera de Merkel um sinal de apoio ao esforço desenvolvido. No périplo que anda a fazer pelos países em dificuldades, Merkel tem deixado, de resto, alguns agradecimentos. Em território hostil, tem sido pouco crítica e mais contida nos apelos à austeridade. Em Espanha, por exemplo, disse estar «impressionada» com a «intensidade» das reformas e agradeceu o empenho dos espanhóis.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet