Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Três jovens mexicanos chegaram ao Instituto Politécnico de Castelo Branco onde vão beneficiar do “buddy system”, uma estrutura formada por 10 alunos do Instituto que se voluntariam para integrar estudantes estrangeiros na cidade.
A estadia surge no âmbito do protocolo que o IPCB tem com a Universidade Autónoma de Chapingo, do México, que inclui um programa de mobilidade bilateral.
O “buddy system” prevê que os alunos estrangeiros sejam acompanhados diretamente por um estudante do politécnico, para que a integração “seja mais fácil e enriquecedora”, explica a instituição.
O tutor tem diversas tarefas, que passam por ajudar os visitantes no seu dia-a-dia, na cidade ou pela região, sendo que o IPCB conta neste momento com “cerca de uma dezena de estudantes inscritos para apoiar alunos estrangeiros que estão em programas de mobilidade”.
Para prosseguir os seus estudos, os três jovens mexicanos escolheram a Escola Superior Agrária do IPCB e, durante um semestre, os seus currículos vão ganhando novos conteúdos.
André Arede, recentemente licenciado em Radiologia pela Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB, aceitou ser o tutor destes três alunos estrangeiros e encara a tarefa como “uma forma de complementar a passagem pelo Ensino Superior”.
“A integração de alunos Erasmus é uma tarefa de enorme responsabilidade, uma vez que, para além da imagem do IPCB, está em causa a imagem da cidade e do país”, sublinha.
Para o recém-licenciado, “é de extrema importância zelar pelo sucesso deste programa de intercâmbio de alunos para que cada vez mais estudantes queiram estudar em Portugal e no interior”.
No corrente ano letivo, o IPCB está a gerir a mobilidade internacional de 136 estudantes (68 no exterior e outros tantos acolhidos em Castelo Branco).
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet