Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 21 de novembro de 2012

PJ participa em manifestação de hoje

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A manifestação conta as medidas de austeridade em frente ao Parlamento vai contar com a presença de funcionário de investigação criminal da Polícia Judiciária. 

 

A manifestação conta as medidas de austeridade em frente ao Parlamento vai contar com a presença de funcionário de investigação criminal da Polícia Judiciária. 

 

Funcionários de investigação criminal da Polícia Judiciária participam hoje numa manifestação, em frente ao Parlamento, contra as medidas de austeridade contidas na proposta de Orçamento do Estado para 2013.

Em declarações à Agência Lusa, Carlos Garcia, presidente da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC/PJ), referiu que está prevista a presença de muitos funcionários desta polícia, de todas as carreiras profissionais, vindos de diversos pontos do país, para participar, pelas 15h30, numa reunião geral de trabalhadores, na sede da PJ, em Lisboa.

De seguida, haverá uma marcha silenciosa em direção da Assembleia da República, onde se concentrarão durante o tempo necessário à leitura de um manifesto e de outras comunicações sindicais.

O manifesto será, posteriormente, entregue à Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, que já confirmou que receberá uma delegação da ASFIC/PJ.

Carlos Garcia mostrou-se preocupado com o impacto das medidas contidas no Orçamento do Estado para 2013 na vida pessoal e profissional dos funcionários da PJ, designadamente com a alteração das regras de aposentação e de disponibilidade, congelamento na progressão das carreiras e restrições na gratuitidade dos transportes públicos.

PJ tem 1200 funcionários criminais

Durante a manifestação, a ASFIC/PJ quer alertar para o facto de algumas medidas contempladas no Orçamento do Estado violarem as normas da Constituição.

Carlos Garcia adiantou que a ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, está sensibilizada para os problemas levantados pela ASFIC, nomeadamente em matéria de transportes, observando contudo que a matéria orçamental é da responsabilidade do parlamento, razão pela qual a manifestação foi convocada para São Bento.

A PJ tem cerca de 1200 funcionários de investigação criminal, um número deficitário segundo à associação sindical e que se tem agravado ultimamente com as aposentações.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!