Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 30 de novembro de 2012

Galardão de sustentabilidade ambiental atribuído hoje a 28 municípios

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Vinte e oito municípios foram hoje reconhecidos pelas suas boas práticas e políticas de sustentabilidade ambiental com o galardão ECOXXI, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Vinte e oito municípios foram hoje reconhecidos pelas suas boas práticas e políticas de sustentabilidade ambiental com o galardão ECOXXI, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Dos 29 candidatos desta edição, 28 conseguiram pontuar acima dos 50% da classificação máxima possível neste índice de sustentabilidade e, por isso, receberam a Bandeira Verde ECOXXI, numa cerimónia que decorreu na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.

Águeda, Alandroal, Albufeira, Amadora, Avis, Beja, Bragança, Caminha, Cantanhede, Cascais, Celorico da Beira, Estarreja, Évora, Fundão, Lagos, Loulé, Macedo de Cavaleiros, Maia, Manteigas, Mealhada, Pombal, Porto, Praia da Vitória, Santo Tirso, Sesimbra, Tavira, Torres Vedras, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Gaia foram os municípios distinguidos, enquanto Celorico da Beira recebeu o certificado de participação.

Na edição deste ano houve menos seis candidaturas do que no ano passado, uma vez que os objetivos têm sido mais exigentes, adiantou a coordenadora nacional do projeto, Margarida Gomes.

"Os municípios encaram cada vez mais o programa como uma auditoria interna aos níveis de sustentabilidade e só avançam com a candidatura quando têm a certeza de que vão ser reconhecidos, daí alguns este ano terem abandonado a candidatura", justificou.

A responsável esclareceu ainda que a atribuição deste galardão procura "promover, divulgar e reconhecer as boas práticas, políticas e ações no sentido da sustentabilidade desenvolvidas a nível local, com especial ênfase nos aspetos relativos à qualidade ambiental e às práticas de educação para a sustentabilidade".

Além disso, valoriza questões como a cidadania e participação pública, o aceso à informação ou ao emprego.

Para o presidente da ABAE, José Archer, esta distinção mostra a "inteligência dos municípios de se orientarem para o caminho da sustentabilidade numa altura de crise como esta".

"Espero para o ano termos aqui mais municípios, mais próximos da sua comunidade, e trabalharmos em conjunto para fazer uma obra melhor e mais duradoura", concluiu.

Na cerimónia de hoje foi ainda anunciada a intenção de criar o novo programa Ecofreguesias XXI, semelhante ao que existe para os municípios, mas agora à escala das freguesias, de modo a ser ainda mais próximo do cidadão.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!