Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
“Quero salientar aquilo que considero tratar-se de um esforço de convergência e de compromisso por parte do PSD e do seu líder [Pedro Passos Coelho] ao aceitar negociar com o Governo a apresentação destas medidas”, afirmou José Sócrates no final da sua declaração inicial em que apresentou as novas medidas de austeridade para o reforço do processo de consolidação orçamental.
Após ter apresentado um conjunto de medidas de redução da despesa pública e de aumento de impostos, o primeiro ministro classificou “da maior importância” o entendimento existente em torno da consolidação orçamental entre o Governo e o PSD.
“Os mercados internacionais e as instituições internacionais esperam que estas medidas sejam aprovadas. A verdade é que este Governo, não tendo maioria absoluta no Parlamento, precisa de fazer essa concertação e esse compromisso”, disse.
De acordo com o primeiro ministro, este quadro de consenso com os sociais democratas “serve e dá condições ao país para prosseguir” o esforço de consolidação orçamental.
No final da conferência de imprensa, José Sócrates foi confrontado com a medida que cortará cinco por cento nos salários dos políticos, dos gestores e dos representantes de entidades reguladoras.
Na resposta, o primeiro ministro frisou que essa medida não terá efeito financeiro relevante no processo de consolidação orçamental, tendo apenas “um carácter simbólico”.
“Trata-se de uma medida que resulta de uma negociação com outro partido [o PSD]. Eu nunca estive de acordo com medidas que tivessem na sua base apenas motivações simbólicas, porque sou mais ligado aos resultados, mas compreendo as posições de outros”, disse.
Segundo Sócrates, no “espírito de compromisso” que importava para a aprovação de um conjunto de medidas de austeridade, “não seria por causa disso que o país deixaria de fazer um acordo e deixaria de cumprir os seus objetivos orçamentais”.
“O facto de haver uma divergência neste capítulo não nos levará a deixar de servir o nosso país com um bom compromisso e um bom entendimento com outro partido”, acrescentou.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet