Por: Diario Digital Castelo Branco
É o maior festival de Sopas do País, na oitava edicção o festival de Proença-a-Velha bateu todos os records de participação, e a concurso estivram 88 sopas.
É o maior festival de Sopas do País, na oitava edicção o certame de Proença-a-Velha bateu todos os records, e a concurso estiveram 88 sopas.
A maior parte das sopas participantes são da freguesia, 46, e Francisco Silva, presidente da junta destacou também a forte participação das outras freguesias "este ano quase todas as juntas de freguesia do concelho estão a participar no festival como concorrentes, para além dos restaurantes e particulares de todo o concelho".
A organização vendeu este ano 1700 kits, compostos pela tijela, colher e cupão para votar. Foi o publico que escolheu as melhores, pelo segundo ano consecutivo o primeiro prémio foi para a ACIN - Associação de Cicloturismo de Idanha-a-Nova com a Sopa de Peixe, o 2º para a Junta de Freguesia de Segura com a Sopa Lá de Casa, e o 3º para António Baleiras de Oledo com a Sopa de Sarapatel.
Francisco Silva, presidente da Junta de Proença, destacou também o facto do festival "servir de montra a outros produtos de exelente qualidade do nosso concelho, como o queijo, enchidos e azeite".
O autarca de Idanha Alvaro Rocha relembrou que a autarquia tem apostado neste tipo de iniciativa em várias freguesias "o objectivo é promover os nosso produtos e dar aos produtores uma possibilidade de fazerem negócio" é neste sentido que está a equacionar a realização de uma festa com os produtos do concelho na Freguesia da Ajuda em Lisboa, com a qual há "alguma cooperação e exelentes relações". De resto a Freguesia da Ajuda esteve presente no Festival das Sopas com cerca de 500 pessoas, algumas com raizes no concelho.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet