Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 18 de maio de 2010

Ministro do Turismo timorense quer Geopark como o da Naturtejo

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O Geopark Naturtejo vai apadrinhar a criação de uma área protegida em Timor-Leste, anunciou hoje o ministro do Turismo, Comércio e Indústria daquele país. O Geopark Naturtejo vai apadrinhar a criação de uma área protegida em Timor-Leste, anunciou hoje o ministro do Turismo, Comércio e Indústria daquele país.

Gil da Costa Alves, em visita oficial a Portugal, passou hoje pela região Naturtejo, tendo almoçado na Foz do Cobrão com os autarcas de Vila Velha de Ródão, Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Nisa.

O objectivo desta visita foi “definir estratégias conjuntas, ao nível do desenvolvimento económico e turístico, bem como estabelecer protocolos de cooperação e definir estratégias de colaboração entre ambos os territórios”.

Gil da Costa Alves referiu que “Timor-Leste não tem experiência nesta área dos geoparques, nem conhecimento técnico para trabalhar sozinho num processo destes, pelo que este protocolo com o Geopark Naturtejo vai ser muito importante nesse sentido, aproveitando até as boas relações que tem com a Unesco”.

Revela que, em termos turísticos, o país está ainda em fase de planeamento, mas adianta que “é um território ainda virgem, intacto, pelo que será mais fácil ser feito um trabalho para preservar as suas potencialidades naturais, mas para isso é preciso a ajuda destes especialistas”.

Quanto à região Naturtejo, afirmou, “isto não é Portugal, é Timor, quer os rochedos, a terra vermelha, é tudo muito semelhante”.

Gil da Costa Alves adiantou que a passagem por Vila Velha de Ródão, onde chegou com várias horas de atraso, o que levou a cancelar grande parte do programa, surgiu na sequência de um convite da presidente da Câmara Municipal local, Maria do Carmo Sequeira, numa das suas últimas viagens a Timor-Leste.

A autarca explicou que reuniu outros presidentes de Câmara neste encontro porque, “dado que Gil da Costa Alves, além do Turismo, também é ministro do Comércio e Industria, podem estabelecer-se aqui outros laços e, quem sabe, em breve a região possa estar a exportar conhecimento, saber, tecnologia e mão-de-obra”.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!