Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
As obras da Barragem do Alvito deverão começar efetivamente no terreno em meados de 2011, anunciou hoje o administrador da EDP Produções.
António Castro, em declarações aos jornalistas na Foz do Cobrão, um dos pontos estratégicos deste projeto de aproveitamento hidroelétrico, congratulou-se com a Declaração de Impacte Ambiental obtida pela empresa, sinal que “o Governo está a dar luz verde para a Barragem do Alvito avançar”, devendo, dentro de seis meses, estar tudo pronto para a obra ser concessionada.
O investimento a realizar neste empreendimento, desejado há cerca de 60 anos, ascende a 360 milhões de euros, esperando-se que venha a criar mil postos de trabalho diretos e entre 2500 a 3000 indiretos.
A barragem vai produzir anualmente 400 gigawatts hora (GWh) de energia renovável, aproximadamente o dobro do consumo anual dos concelhos de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão.
António Castro referiu ainda, como vantagem, o facto deste empreendimento evitar as reduções de CO2 em 450 mil toneladas por ano, incluindo a complementaridade com a energia eólica. A Barragem do Alvito ajudará ainda o país poupar o equivalente a 15 milhões de euros nas importações de gás natural.
“Estamos a aproveitar a energia que é nossa e isso tem distinguido Portugal”, adianta.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet