Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 19 de maio de 2010

Portugueses ingerem a quantidade de liquidos recomendada, com exceção dos homens mais velhos - estudo

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A população portuguesa ingere a quantidade de líquidos aconselhada pelos valores de referência europeus, com exceção dos homens com idade superior a 50 anos e com níveis de escolaridade reduzido. A população portuguesa ingere a quantidade de líquidos aconselhada pelos valores de referência europeus, com exceção dos homens com idade superior a 50 anos e com níveis de escolaridade reduzido.

Em declarações hoje à Lusa, a nutricionista Patricia Padrão adiantou que em média as mulheres deveriam consumir 1,5 litros de água e os homem 1,9 litros, repartidos ao longo do dia.

Patricia Padrão, professora da Faculdade de Nutrição da Universidade do Porto e membro do Conselho Cientifico de Hidratação e Saúde, falava a propósito das conclusões de um estudo sobre "Influência das motivações de consumo no aporte hídrico dos portugueses" que será apresentado quinta feira, em Lisboa.

A investigação revelou que os indivíduos mais afastados dos valores de referência são homens de escalões etários mais avançados e com menores níveis de escolaridade.

Comparativamente aos que cumprem os valores de referência, os indivíduos deste grupo bebem muito pouco nos intervalos entre o pequeno-almoço, o almoço e o jantar, e bebem menores quantidades em todas as categorias de bebidas (à exceção das alcoólicas).

"Em particular, bebem muito menos água, apenas cerca de 17 por cento da que bebem os cumpridores dos valores de referência", concluiu o estudo, que envolveu 3014 indivíduos.

Patricia Padrão defendeu a necessidade de promover junto da população portuguesa, em geral, e da comunidade médica e científica, em particular, uma campanha em torno dos benefícios da hidratação, que é vital para a saúde pública.

Segundo a nutricionista, a desidratação pode provocar cansaço, dores de cabeça, dificuldade de concentração e mal-estar geral.

Pode, igualmente, afetar, de forma significativa, funções físicas e mentais e é um fator de risco relativamente a certas doenças.

O estudo foi promovido pelo Instituto de Hidratação e Saúde que tem como objetivos estimular a investigação e o estudo da hidratação e o seu papel na saúde.

Visa ainda divulgar informação científica e o resultado de investigações realizadas junto da opinião pública, evidenciar as implicações e consequências da desidratação para a saúde humana e atribuir incentivos à investigação no campo da hidratação.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!