Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Os municípios de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra deverão integrar ainda este ano a Comunidade Intermunicipal do Pinhal Litoral (CIPL), disse hoje à agência Lusa fonte autárquica.
Os municípios de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra deverão integrar ainda este ano a Comunidade Intermunicipal do Pinhal Litoral (CIPL), disse hoje à agência Lusa fonte autárquica.
“A maioria dos representantes das Câmaras e Assembleias inclinou-se para Leiria [sede da CIPL], embora subsistam algumas opiniões contrárias”, sublinhou o presidente da Câmara de Pedrógão Grande, João Marques, após uma reunião que juntou os autarcas dos três concelhos.
“Há razões sentimentais e políticas que nos atraem para Leiria, que nos está no coração, mas a verdade é que também é em Coimbra que estão concentrados muitos dos serviços a que recorrem as populações”, frisou João Marques no final do encontro que decorreu em Figueiró dos Vinhos.
A decisão definitiva será tomada no decorrer das respetivas Assembleias Municipais, que estão marcadas para 20 e 21 de dezembro, e completará o novo mapa que está a ser definido na região Centro, que passará a ter sete em vez das 12 sub-regiões (NUT III) existentes.
A confirmar-se a escolha pela CIPL, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande juntam-se a Ansião e Alvaiázere – também eles municípios da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte que é entretanto extinta –, formando uma sub-região com quase 300 mil habitantes de dez municípios.
No novo figurino, a região de Coimbra vai ser a mais populosa, reunindo 19 municípios e 460 mil habitantes, segundo um mapa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC) a que a Lusa teve acesso, atualizado na segunda-feira com o cenário mais provável de concretização.
Das sete novas divisões, a mais extensa deverá ser a Região do Tejo e do Zêzere, estendendo-se de Fátima (concelho de Ourém) à fronteira com Espanha (Idanha-a-Nova) - num total de 18 municípios com 330.711 habitantes.
O secretário de Estado da Administração Local e da Reforma Administrativa, Paulo Júlio, defende que um mapa que faça coincidir a cada comunidade intermunicipal uma NUT III será mais "eficiente" na gestão de fundos comunitários.
Os 100 municípios da região Centro englobam 2,3 milhões de habitantes.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet