Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 13 de dezembro de 2012

Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande e Castanheira de Pera devem integrar Pinhal Litoral

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Os municípios de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra deverão integrar ainda este ano a Comunidade Intermunicipal do Pinhal Litoral (CIPL), disse hoje à agência Lusa fonte autárquica.

 

Os municípios de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra deverão integrar ainda este ano a Comunidade Intermunicipal do Pinhal Litoral (CIPL), disse hoje à agência Lusa fonte autárquica.

“A maioria dos representantes das Câmaras e Assembleias inclinou-se para Leiria [sede da CIPL], embora subsistam algumas opiniões contrárias”, sublinhou o presidente da Câmara de Pedrógão Grande, João Marques, após uma reunião que juntou os autarcas dos três concelhos.

“Há razões sentimentais e políticas que nos atraem para Leiria, que nos está no coração, mas a verdade é que também é em Coimbra que estão concentrados muitos dos serviços a que recorrem as populações”, frisou João Marques no final do encontro que decorreu em Figueiró dos Vinhos.

A decisão definitiva será tomada no decorrer das respetivas Assembleias Municipais, que estão marcadas para 20 e 21 de dezembro, e completará o novo mapa que está a ser definido na região Centro, que passará a ter sete em vez das 12 sub-regiões (NUT III) existentes.

A confirmar-se a escolha pela CIPL, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande juntam-se a Ansião e Alvaiázere – também eles municípios da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte que é entretanto extinta –, formando uma sub-região com quase 300 mil habitantes de dez municípios.

No novo figurino, a região de Coimbra vai ser a mais populosa, reunindo 19 municípios e 460 mil habitantes, segundo um mapa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC) a que a Lusa teve acesso, atualizado na segunda-feira com o cenário mais provável de concretização.

Das sete novas divisões, a mais extensa deverá ser a Região do Tejo e do Zêzere, estendendo-se de Fátima (concelho de Ourém) à fronteira com Espanha (Idanha-a-Nova) - num total de 18 municípios com 330.711 habitantes.

O secretário de Estado da Administração Local e da Reforma Administrativa, Paulo Júlio, defende que um mapa que faça coincidir a cada comunidade intermunicipal uma NUT III será mais "eficiente" na gestão de fundos comunitários.

Os 100 municípios da região Centro englobam 2,3 milhões de habitantes.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!