Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco, vê nas atividades equestres um veículo de promoção turística da região da Cova da Beira, como acontece com o chamado desporto de natureza na Serra da Gardunha.
Esta estratégia foi destacada pelo vice-presidente da Câmara do Fundão, na apresentação do concurso de saltos nacional que vai decorrer na cidade, este fim de semana.
Para Paulo Fernandes “estas atividades motivam um segmento médio/alto e constituem uma oferta diferente para o turismo”.
O autarca sublinhou que a aposta se iniciou “há alguns anos com raides na zona de Castelo Novo, na zona sul do concelho, e tem agora uma segunda etapa de desenvolvimento com um concurso de saltos, que na segunda edição já merece a inclusão no calendário da Federação Equestre Portuguesa”.
No concelho existem três picadeiros onde dezenas de praticantes aprendem as várias disciplinas do desporto hípico: “cada vez há mais pessoas a dedicarem-se à actividade equestre. Nesse sentido, teríamos de arranjar um evento que nos colocasse no mapa nacional do hipismo”, acrescentou Paulo Fernandes.
A organização do concurso de saltos nacional prevê a participação de noventa conjuntos (cavalo e cavaleiro).
“As diferentes escolas nacionais consideram importante este concurso no Fundão, para dar diversidade ao calendário de provas em Portugal”, disse João Rosa, um dos júris de terreno.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet