Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 19 de junho de 2010

Adeus Saramago: Governo decreta dois dias de luto nacional, sábado e domingo

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O Governo decidiu , em reunião extraordinário do Conselho de Ministros, decretar dois dias de luto nacional, sábado e domingo, pela morte do escritor José Saramago. O Governo decidiu , em reunião extraordinário do Conselho de Ministros, decretar dois dias de luto nacional, sábado e domingo, pela morte do escritor José Saramago.

Em comunicado oficial, o Governo declara luto nacional por dois dias “como forma de expressão de pesar pela morte do escritor José de Sousa Saramago”.

“José Saramago foi o autor português contemporâneo mais traduzido, com livros editados em todo o mundo, tendo recebido vários prémios literários e graus honoríficos, nacionais e internacionais, entre os quais o prémio Camões, em 1995, e o prémio Nobel da Literatura, em 1998”, aponta o Executivo.

O Governo refere também que José Saramago é considerado “o principal responsável pelo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa”, tendo sido “romancista, poeta, dramaturgo, cronista, crítico literário, tradutor, jornalista e cidadão de reconhecida consciência política e cívica”.

“A singularidade da sua criação literária e a sua vasta obra enobrecem a língua e a cultura portuguesa”, diz ainda o comunicado.

“Assim, em expressão de justa homenagem, entende o Governo declarar o luto nacional nos dias 19 e 20 de junho de 2010”, acrescenta o comunicado da reunião extraordinária do Conselho de Ministros.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!