Por: Diario Digital Castelo Branco
O Município do Fundão, em parceria com a Zero em Comportamento, promove, este domingo, dia 26, às 15h00, no auditório d’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, a sessão de cinema para a infância “Filminhos Infantis”.
O Município do Fundão, em parceria com a Zero em Comportamento, promove, este domingo, dia 26, às 15h00, no auditório d’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, a sessão de cinema para a infância “Filminhos Infantis”.
Através de pequenos filmes de animação, pretende-se dar a conhecer às crianças outras realidades, outras línguas e técnicas diferentes daquelas que veem na televisão ou no cinema comercial. No final das sessões dar-se-á espaço às crianças para falarem sobre os filmes que viram, incentivando assim a reflexão sobre aquilo a que acabaram de assistir e alimentando a noção da importância de ouvirmos a opinião dos outros para formarmos a nossa.
As curtas-metragens de animação direcionadas para a infância, indicadas para maiores de quatro anos, serão as seguintes:
- “Tempo de Emagrecer”, de Bertrand Avril, Pierre Chomarat, David Dangin e Thea Matland. “E se a tecnologia permitisse perder as gorduras indesejáveis com um simples premir de botão? Graças a um aparelho mágico é tempo de emagrecer e de tornar os sonhos realidade”.
- “Um dia de sol”, de Gil Alkabetz. “O Sol nasce todos os dias, mas naquele dia descobre que não é bem-vindo”.
- “Corrida”, de Janis Cimermanis. “Numa tourada de praça em Madrid, o toureiro falha o seu plano para matar o touro. Revoltado, o touro persegue-o por toda a parte, até chegar uma equipa de resgate”.
- “Aleksander”, de Rémy Dereux, Maxime Hibon, Juliette Klauser, Raphaëlle Ranson e Louise Seynhaeve. “Aleksander é o último ticotador de uma aldeia suspensa nas nuvens e o único capaz de enfrentar os monstros escondidos debaixo da cama”.
- “As Aventuras de Miriam: Jogo das Escondidas”, de Priit Tender. “Enquanto os pais estão fora, Miriam, o irmão mais novo, e a Galinha jogam às escondidas. Ao perderem a Galinha, Miriam e o seu irmão descobrem um rasto sangrento no chão, ao mesmo tempo que ouvem barulhos estranhos vindos do armário. Parece que alguém andou a brincar com o ketchup”.
- “As Novas Espécies”, de Evalds Lacis. “Um entomologista encontra um novo tipo de inseto no prado e fica contente com a ideia de o juntar à sua coleção. Mas os insetos não querem ser objetos de museu e as duas meninas bug têm que encontrar uma maneira de salvar os pais”.
- “Embrulhando o Sol”, de Boris Kaufmann, Débora Yver, Guillaume Hoffmann e Martial Fontan. “Uma menina, cuja única amiga é a sua própria sombra, anda constantemente a arranjar formas de roubar tudo o que é brilhante. Ela não resiste ao cintilar dos papéis dourados que embrulham os rebuçados nem aos balões com purpurinas. Até que repara numa coisa muito mais brilhante que decide roubar: o Sol”.
- “No Fim do Mundo”, de Konstantin Bronzit. “As peripécias de uma casa precariamente equilibrada. Construída na parte superior de um monte, balança para trás e para a frente, para grande descontentamento dos seus inquilinos”. Considerado, por muitos, como um dos melhores de animação de sempre.
Os bilhetes poderão ser adquiridos na bilheteira da Moagem e terão o custo de três euros.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet