Por: Diário Digital Castelo Branco
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) exigi, em nota de imprensa que os serviços de atendimento complementar da Unidade Local de Saúde (ULS) se mantenham permanentemente abertos permitindo que a população, na sua maioria envelhecida e que no essencial precisam de cuidados de manutenção, continuem a ter acesso a cuidados de enfermagem.
O SEP afirma que "as organizações do dispositivo do Serviço Nacional de Saúde, apesar dos sucessivos ataques e planos de degradação, continuam a ser considerados pelas populações como essenciais.
Compete às organizações assegurarem o funcionamento de todos os serviços, incluindo os Serviços de Atendimento Complementar, tanto mais que, estes serviços asseguram a proximidade das respostas em saúde e, seguramente, afastam muitos cidadãos do caos que caracterizam os serviços de urgência hospitalares.
Recentemente, a ULS de Castelo de Branco deu orientações para o encerramento destes serviços, os Serviços de Atendimento Complementar, sempre que o Conselho de Administração não consiga ter um médico escalado ou, ainda que escalado, o referido médico, falte.
Esta orientação da ULS de Castelo Branco:
1º Demonstra a incompetência gestionária da Administração;
2º Demonstra ineficácia na resposta às pessoas porque a ausência de um profissional de um determinado grupo não pode nem deve significar o encerramento de serviços. Existem protocolos que podem ser aprovados para, nomeadamente, permitir dar respostas em cuidados de saúde, desde logo, o encaminhamento se necessário, para serviços específicos do Hospital Amato Lusitano, incluindo a urgência.
3º Demonstra que o Conselho de Administração continua a não estar aberto a outras soluções, recorrendo às competências de outros profissionais, na sequência do que agora foi aprovado, por exemplo, para a Saúde Materna e Obstétrica. Exigimos que estes serviços se mantenham permanentemente abertos permitindo que a população, na sua maioria envelhecida e que no essencial precisam de cuidados de manutenção, continuem a ter acesso a cuidados de enfermagem", conclui o comunicado do SEP.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet