Por: Diario Digital Castelo Branco
O Município do Fundão vai promover, no próximo dia 31, sexta-feira, às 21h30m, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, a exibição do documentário “Abelhas e Homens”, Markus Imhoof.
O Município do Fundão irá promover, no dia 31 de janeiro, sexta-feira, às 21.30h, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, a exibição do documentário “Abelhas e Homens”, Markus Imhoof.
O documentário alerta para as numerosas colónias de abelhas que têm vindo a ser dizimadas em todo o mundo nos últimos 15 anos. Entre 50% a 90% desapareceram, dependendo das regiões em que estavam inseridas, estando as causas ainda a ser apuradas. Perante isto, os cientistas encontraram um nome para o fenómeno que está de acordo com a sua dimensão: “desordem do colapso das colónias”. Para perceber a extensão do problema há que lembrar que 80% das espécies de plantas precisam de abelhas para serem polinizadas e três quartos das culturas que alimentam a humanidade dependem delas.
Em busca de respostas, o realizador leva o espectador ao encontro de situações em há vidas dependentes das abelhas: do apicultor que vive nos Alpes aos pomares de amendoeiras dos Estados Unidos da América, passando por um investigador alemão, uma comerciante de pólen na China e as abelhas-assassinas do deserto do Arizona.
Os bilhetes poderão ser adquiridos na bilheteira da Moagem. O seu custo será de quatro euros para o público em geral, havendo um desconto de 25% para estudantes e portadores do Cartão Social Municipal e do Cartão Moagem.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet