Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 28 de janeiro de 2014

Concurso de teatro amador reúne nove companhias em Póvoa de Lanhoso

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Nove companhias de todo o país vão participar no X Concurso Nacional de Teatro, que decorrerá de 31 de janeiro a 1 de março, em Póvoa de Lanhoso, informou hoje o Município.

Nove companhias de todo o país vão participar no X Concurso Nacional de Teatro, que decorrerá de 31 de janeiro a 1 de março, em Póvoa de Lanhoso, informou hoje o Município.

O evento tem como patrono Ruy de Carvalho, que dá nome ao prémio para a Melhor Produção do concurso.

O concurso abre com a peça “A Promessa”, de Bernardo Santareno, pelo Grupo Mérito Dramático Avintense, de Vila Nova de Gaia.

A 1 de fevereiro, sobe ao palco “Crimes Exemplares” de Max Aub, pelo Teatro Nova Morada de Oeiras.

No fim de semana seguinte, as propostas são “Prometo, não volta a acontecer”, de Jorge Geraldo pela Contacto – Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar (dia 7) e “O Morgado de Fafe em Lisboa” de Camilo Castelo Branco, pelo GETAS – Centro Cultural do Sardoal (dia 8).

A 14 de fevereiro, é apresentada a peça “A noite”, de José Saramago, pelo grupo Os Plebeus Avintenses, de Vila Nova de Gaia.

No dia seguinte, entra em cena “CISNEGRAMA, ou exercício num palco imaginado”, a partir de Anton Tchekov e Piotr Ilich Tchaikovsky, pelo grupo Caixanegra – Coletivo de Criação da Amadora.

Ainda em fevereiro, no dia 21, sobe ao palco “MacBeth” de William Shakespeare, pelo Teatro de Carnide de Lisboa, e a 22 é apresentada a peça “O Galinho Vaidoso”, de Ion Lucien, pelo Grupo de Animação e Teatro “Espelho Mágico” de Setúbal.

A última representação a concurso está marcada para 28 fevereiro, com “Milhões de Contos”, a partir de Anton Tchekov, Mia Couto e Mário de Carvalho, pelo Pateo das Galinhas Teatro de Bico da Figueira da Foz.

A 1 de março, e já fora da competição, é apresentada a peça que recebeu o Prémio Ruy de Carvalho para Melhor Produção 2013: “Joana, a Donzela”, de Manuel Ramos Costa, pelo Grupo Mérito Dramático Avintense.

Em disputa estão o Prémio Ruy de Carvalho para a Melhor Produção, Prémio para a Melhor Encenação, Prémio para a Melhor Cenografia, Prémio para o Melhor Guarda Roupa, Prémio para o Melhor Desenho de Luz - Prémio Orlando Worm, Prémio para a Melhor Interpretação Feminina, Prémio para a Melhor Interpretação Masculina e o Prémio Prestígio.

Todos os espetáculos a concurso são apresentados no Theatro Club de Póvoa de Lanhoso, pelas 21:45.

Em 2015, a Câmara de Póvoa de Lanhoso espera ter um grupo do concelho no Concurso Nacional de Teatro.

A edição deste ano custa 8 mil euros, valor suportado pela Câmara.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!