Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 28 de março de 2011

PSP: Guilherme Guedes da Silva toma hoje posse como diretor nacional

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O superintendente-chefe Guilherme Guedes da Silva, até agora número dois da PSP na Unidade Orgânica de Operações e Segurança, toma hoje posse como diretor nacional da PSP, em substituição de Francisco Oliveira Pereira.  O superintendente-chefe Guilherme Guedes da Silva, até agora número dois da PSP na Unidade Orgânica de Operações e Segurança, toma hoje posse como diretor nacional da PSP, em substituição de Francisco Oliveira Pereira.

O superintendente-chefe Oliveira Pereira, que esteve três anos à frente da instituição, manifestou recentemente ao ministro da Administração Interna, Rui Pereira, a vontade de não ser reconduzido no cargo, passando agora à situação de pré-reforma.

A partir de agora, a Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) está nas mãos de Guilherme Guedes da Silva, que já era diretor nacional adjunto para a área operacional desde abril de 2008, depois de ter dirigido, nomeadamente, o Comando Regional da PSP da Madeira e depois o Comando Metropolitano de Lisboa (COMETLIS).

Com esta nomeação, a PSP continua a ser comandada por um oficial com carreira na instituição.

O presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP), a estrutura mais representativa da PSP, antevê uma “vida complicada” para Guedes da Silva, apesar de considerar a sua nomeação "natural".

Para Paulo Rodrigues, a escolha de Guedes da Silva é uma "nomeação natural", mas alertou que este não vai tomar conta da Polícia "num momento bom".

"Esta instituição está a passar pelos piores momentos dos últimos anos", afirmou Paulo Rodrigues à agência Lusa, lembrando a "contestação, conflitos e instabilidade interna" na PSP que atribuiu, entre outras coisas, à revisão do estatuto profissional.

Guilherme José Costa Guedes da Silva tem 59 anos, é natural do Porto e é licenciado em Ciências Militares - Arma de Artilharia -, pela Academia Militar.

Foi responsável máximo dos Comandos da Madeira, Faro, Setúbal e Lisboa e coordenador nacional de segurança pública da comissão de segurança do Europeu de Futebol de 2004, contando ainda no seu curriculum com várias distinções, nomeadamente seis louvores do Exército, quatro da PSP e duas Medalhas de Prata por serviços distintos e por comportamento exemplar.

A cerimónia de posse do novo diretor nacional da PSP realiza-se hoje, às 18:30, no Ministério da Administração Interna, em Lisboa.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!