Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 11 de fevereiro de 2014

À semelhança de Idanha-a-Nova, Évora vai ter centro preservação da tradição oral e cultura popular

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A preservação da tradição oral e da cultura popular é o objetivo de um centro que está a ser criado em Évora, num projeto que, a partir de quinta-feira, apresenta uma mostra dedicada ao conto tradicional.

A preservação da tradição oral e da cultura popular é o objetivo de um centro que está a ser criado em Évora, num projeto que, a partir de quinta-feira, apresenta uma mostra dedicada ao conto tradicional.

A iniciativa assenta na implementação, em curso, do Centro de Recursos da Tradição Oral e do Património Imaterial do Concelho de Évora e é promovida pela câmara municipal.

“O centro pretende reunir aquilo que é a riquíssima tradição oral do concelho e da região. Estamos a falar dos contos, do cante e de tudo o que é conhecimento transmitido oralmente, de geração em geração”, explicou hoje à agência Lusa o vereador da Câmara de Évora Eduardo Luciano.

Um dos primeiros projetos associados ao equipamento é a exposição “O Conto Tradicional - Memória, Identidade e Partilha”, a inaugurar na quinta-feira, no Convento dos Remédios.

“Uma das vertentes do centro vai ser mostrar ao público, através de exposições e outras iniciativas, estes recursos sobre a tradição oral e o espólio que for sendo reunido”, salientou.

A exposição, patente até 30 de abril, segundo o município, pretende preservar a memória e a identidade dos contos tradicionais e promover a sua partilha.

A iniciativa é composta por uma mostra bibliográfica de contos tradicionais, que integra edições de obras de clássicos portugueses e estrangeiros, publicadas entre o fim do século XIX e o fim do século XX.

Além disso, apresenta 40 trabalhos de ilustração de contos tradicionais da autoria dos artistas plásticos António Couvinha (Évora), Leonor Serpa Branco (Évora), Andreia Rechena (Idanha-a-Nova) e Manuel Passinhas da Palma (Mértola).

Um retábulo de marionetas, com o cenário e as personagens de uma história popular, está igualmente integrado na mostra, a qual é acompanhada por tertúlias, cinema, rodas de contos, música e teatro, entre outras ações.

O Centro de Recursos da Tradição Oral e do Património Imaterial do Concelho de Évora, depois de totalmente desenvolvido, vai ficar instalado no Convento dos Remédios, naquela cidade alentejana.

“Com alguns meios e algum trabalho de recolha, mas essencialmente com a classificação, organização e disponibilização desses mesmos meios, é possível ainda recolher muitos elementos da tradição oral” do concelho, afiançou o vereador Eduardo Luciano.

A recolha patrimonial que vai dar corpo ao acervo do centro assenta, “não apenas exclusivamente nos livros e publicações, porque aí deixaria de ser tradição oral, mas sobretudo em registos de áudio e de vídeo” dessa cultura popular.

Este equipamento em Évora está incluído num projeto europeu mais vasto intitulado “Oralidades”, financiado por fundos comunitários e que terminou no ano passado, envolvendo ainda os municípios de Idanha-Nova, Mértola, Ourense (Galiza/Espanha), Ravenna (Itália), Birgu (Malta) e Sliven (Bulgária).

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!