Por: Diario Digital Castelo Branco
O Município do Fundão, em parceria com a Zero em Comportamento, vai promover, no dia 23 de fevereiro, às 15h00, no auditório d’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes a segunda sessão de cinema para a infância “Filminhos Infantis”.
O Município do Fundão, em parceria com a Zero em Comportamento, vai promover, no dia 23 de fevereiro, às 15h00, no auditório d’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes a segunda sessão de cinema para a infância “Filminhos Infantis”.
A par desta sessão irá decorrer, no dia 21 de fevereiro, sexta-feira, às 15h00, no mesmo local uma sessão destinada exclusivamente às escolas.
Através de pequenos filmes de animação, pretende-se dar a conhecer às crianças outras realidades, outras línguas e técnicas diferentes daquelas que veem na televisão ou no cinema comercial. No final das sessões dar-se-á espaço às crianças para falarem sobre os filmes que viram, incentivando assim a reflexão sobre aquilo a que acabaram de assistir e alimentando a noção da importância de ouvirmos a opinião dos outros para formarmos a nossa.
As curtas-metragens de animação direcionadas para a infância, indicadas para maiores de quatro anos, serão as seguintes:
- “Maestro”, de Geza M. Toth (Hungria). “Faltam apenas cinco minutos para o grande concerto. O maestro está a preparar-se para entrar em cena. Atrás das cortinas, concentrado, ensaia cada movimento. Mas o tempo está a esgotar-se…”.
- “As Aventuras de Miriam: As Cores”, de Girlin-Bassovskaja (Estónia). “Miriam encontra fotografias antigas e começa a ver o mundo à sua volta a preto e branco. O irmão mais novo e a Galinha também. Mas o preto e o branco fá-los ficar tristes. Felizmente há um arco-íris. Juntos vão colorir as coisas para que fiquem normais”.
- “O Rapaz na Bolha”, de Kealan O’Rourke (Irlanda). “Rupert, um miúdo de dez anos, apaixona-se perdidamente pela primeira vez. Quando as coisas correm terrivelmente mal, o seu desejo é o de nunca mais experimentar um desgosto. Voltando-se para um livro de magia, invoca um feitiço que o proteja das emoções para sempre”.
- “Demasiado Principezinho”, de Zoia Trofimova (França). “Quando o sol nasce no horizonte, revela algumas manchas na sua superfície. Cheio de determinação e muita paciência, um rapaz, pequeníssimo mas muito decidido, vai tentar limpar aquelas nódoas com todos os métodos ao seu alcance”.
- “Tigre”, de Janis Cimermanis (Letónia). “Uma caravana sombria chega à pacata vila durante a noite. Na manhã seguinte, as crianças encontram uma grande caixa que foi deixada na rua. Ouvem-se uns sons estranhos vindos da caixa, que deixam os moradores curiosos. Descobre-se afinal que é um tigre de circo e o seu filhote. Os dois ganham o afeto dos habitantes, que vão criar um plano astuto para ajudá-los a fugir para uma vida melhor”.
- “O Miúdo Loiro e a Ovelha Branca”, de Eloi Henriod (França). “O Miúdo Loiro e a Ovelha Branca conta a história do pequeno Pierre que, de volta às aulas, relembra as férias passadas com a sua adorável ovelha”.
- “ A Nuvem Fofinha”, de Conor Finnegan (Irlanda). “A Nuvem Fofinha quer ajudar a cidade, mas acaba por incendiá-la sem querer”.
- “As Fábulas Delirantes 2”, de Fabrice Luang Vija (França e Bélgica). “Pegamos em três animais da floresta, juntamo-los todos, e por fim obtemos deliciosas fábulas: O Porco, o Lobo e o Elefante; A Galinha, a Raposa e o Leão; O Porco, a Raposa e o Elefante”.
Os bilhetes poderão ser adquiridos na bilheteira da Moagem e terão o custo de três euros.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet