Por: Diario Digital Castelo Branco
A EPABI – Escola Profissional de Artes da Covilhã vai proporcionar vários momentos musicais, protagonizados pelos seus alunos, em diferentes eventos na região da Covilhã e de Castelo Branco, entre os dias 14 a 16 de março.
A EPABI – Escola Profissional de Artes da Covilhã vai proporcionar vários momentos musicais, protagonizados pelos seus alunos, em diferentes eventos na região da Covilhã e de Castelo Branco, entre os dias 14 a 16 de março.
A participação de alunos e professores da instituição de ensino artístico em diversas iniciativas públicas da região tem em vista o seu envolvimento com a comunidade.
A participação da escola inicia-se com dois momentos musicais, que serão protagonizados pelos alunos da EPABI, durante a segunda edição da “Cerimónia da Bata Branca”, organizada pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, e que decorre no dia 14 de março, no auditório da instituição académica. Este evento visa marcar a transição dos alunos de medicina dos anos básicos para os anos clínicos do curso. A abertura da cerimónia, pelas 14h30, será feita por um grupo de música de câmara de guitarras da EPABI, da responsabilidade do professor João Barroso, e o encerramento será realizado pelo quarteto de oboés, coordenado pelo professor Luís Vieira, a partir das 17h00.
Segue-se o concerto da Orquestra de Guitarras da EPABI, marcado para o próximo dia 15 de março, pelas 18h30, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, sob a direção do professor Jorge Pires, e que conta com momentos a solo, protagonizados pelos alunos João Grilo, Inês Pires, Nuno Jesus e Gabriel Neves. Esta iniciativa integra o II Festival de Guitarra de Castelo Branco, que conta com a participação de algumas referências nacionais deste instrumento, e é organizado pelo Conservatório Regional de Música de Castelo Branco.
Por fim, a Orquestra Sinfónica da EPABI, dirigida pelo maestro Rogério Peixinho, realiza o concerto de abertura do IX Festival de Música da Beira Interior, no dia 16 de março, às 17h00, no Cineteatro Avenida, em Castelo Branco. Os músicos da EPABI apresentarão a “Sinfonia em Si m, Inconclusa” de Franz Schubert, e o “Ballet Pedro e o Lobo” de Sergei Prokofiev, que tem como objetivo desenvolver na criança a sensibilidade para o mundo da música orquestral. O IX Festival de Música da Beira Interior é organizado pela concessionária de auto-estradas SCUTVIAS, e os quatro concertos são promovidos ao longo da autoestrada A23 nas cidades de Abrantes, Castelo Branco, Fundão e Guarda.
«A participação da EPABI em vários momentos musicais distintos e heterogéneos permite reconhecer a nossa diversidade formativa e a qualidade dos nossos alunos», destacou Pedro Leitão Pais, diretor da EPABI. «A integração da EPABI em várias iniciativas públicas promove a nossa escola e permite o contacto direto dos nossos alunos com a comunidade».
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet