Por: Diario Digital Castelo Branco
Realizou-se na passada 4ªfeira, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, a 3ª Edição do Concurso de Leitura do 2º ciclo do Ensino Básico dos concelhos de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão, com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco.
Realizou-se na passada 4ªfeira, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, a 3ª Edição do Concurso de Leitura do 2º ciclo do Ensino Básico dos concelhos de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão, com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco.
Vinte e quatro finalistas oriundos das escolas Afonso de Paiva, Cidade Castelo Branco, João Roiz, Faria de Vasconcelos, José Sanches/S. Vicente da Beira e Vila Velha de Ródão prestaram, numa primeira fase, provas escritas sobre dois livros “Silka”, de Ilse Losa e “Ynary”, de Ondjaki. Após a realização da prova escrita, os 24 concorrentes foram ao encontro do contador de histórias Bruno Batista que os esperava para enredá-los nas suas palavras e transportá-los ao mundo maravilhoso da imaginação.
Mais calmos, os concorrentes entraram no auditório da Biblioteca para a segunda parte do concurso, desta feita, a prova oral. Antes de se iniciar esta segunda fase, foram chamados os seis pré-finalistas que tiveram as melhores qualificações na prova escrita. Os seis participantes leram em voz alta pequenos textos e o júri, composto por José Pires, Carlos Semedo e Bruno Batista fizeram algumas perguntas para avaliar a oralidade dos alunos.
Em clima de festa, os vencedores foram revelados pelo júri, com as seguintes classificações:
1º lugar – Margarida Magno Barata (EB Cidade Castelo Branco)
2º lugar - Catarina Neves Silva (EB João Roiz)
3º lugar - Joana Rita Agostinho Cotrim (EB João Roiz)
4º Lugar Ex-Aquo:
- Joana Filipa Fernandes Santos (EB Faria de Vasconcelos)
- Sara Filipa Mendes Rei (EB Vila Velha de Ródão)
- Tomás Beato Azeiteiro (EB João Roiz)
Os prémios foram entregues pelo Vereador da Cultura, Fernando Raposo que se congratulou pela realização desta iniciativa apoiada pela autarquia, felicitando estes pequenos grandes leitores.
Esta iniciativa nasceu do grupo de trabalho composto pelo grupo de professores bibliotecários destes dois concelhos, pioneiro na realização deste concurso. Tem como objetivo, dar primazia ao lado divertido e formativo da leitura, para que se aprofunde e prolongue, entre os mais novos, o gosto pelos livros. Este concurso é a prova de que os hábitos de leitura entre os mais novos estão a modificar-se de forma positiva.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet