Por: Diario Digital Castelo Branco
O Município do Fundão e a Histérico – Associação de Artes vão realizar, nos dias 10 e 11 de maio, n´ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, a II edição do festival de curtas-metragens “Gardunha Fest.”, sob a temática do Paranormal.
O Município do Fundão e a Histérico – Associação de Artes vão realizar, nos dias 10 e 11 de maio, n´ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, a II edição do festival de curtas-metragens “Gardunha Fest.”, sob a temática do Paranormal.
A temática deste festival surge devido aos relatos sobre atividades paranormais na Serra da Gardunha. Histórias que envolvem santas, ovnis, fantasmas e assombrações serviram de base para um tipo de cinema ou documentário diferente.
A edição de 2014 pretende ser um evento multifacetado, que tem as curtas-metragens a concurso, sob a temática do paranormal, como maior motivo de interesse. Este é assim um tributo à serra que compõe e serve de pano de fundo à cidade do Fundão e ao seu concelho. Com espaço para o debate, exposição e troca de ideias, um passeio temático guiado, exibição cinéfila e um momento musical.
As curtas serão divididas por géneros, estando a concurso no segmento de Documentário, Ficção e Animação, num evento que decorrerá de acordo com o seguinte programa:
Sábado, 10 de maio
9.30h Workshop de Cinema pelo Departamento de Cinema da Universidade da Beira Interior (UBI)
16.00h Abertura oficial do II Gardunha Fest.
16.30h Palestra “Locais de culto cinematográfico”
Moderador: Fernando Paulouro Neves (Escritor e Jornalista)
Oradores: Ana Catarina Pereira (Docente no curso de Cinema da UBI e coautora do livro “Geração Invisível: Os Novos Cineastas Portugueses”)
17.30h Exibição de curtas candidatas
19.00h Pausa
21.30h Visualização dos filmes “Eaux d’Artifice” (1953, de Keneth Anger), “Meshes of the Afternoon” (1944, de Maya Deren) e “The Grandmother” (1970, de David Lynch’s), musicados ao vivo pela banda “Slow is Possible”
22.15h Tertúlia “O cinema como identidade coletiva”
Domingo, 11 de maio
9.00h Caminhada Castelo Novo – Castelo Velho (concentração junto ao castelo de Castelo Novo)
15.00h Exibição de “Silly Symphony”, da Walt Disney
15.30h Exibição das curtas-metragens vencedoras em 2012
“Encruzilhada”, de Luís Batista (Ficção)
“Spectrum Optical Disorder”, de Dulce Gonçalves e Rodrigo Carvalho (Animação)
“Ver é ter Visto”, de João Clemente (Documentário)
Exibição e entrega de prémios às curtas-metragens vencedoras da II edição do Gardunha Fest.
16.30h Encerramento do Festival.
O vencedor em cada uma das três categorias recebe 200€. As Menções Honrosas irão receber uma estadia para duas pessoas na Pousada da Juventude da Mina, no Cabeço do Pião.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet