Por: Diario Digital Castelo Branco
A Sociedade dos Amigos do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior vai organizar no próximo sábado uma visita ao Monte de São Martinho.
A Sociedade dos Amigos do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior vai organizar no próximo sábado uma visita ao Monte de São Martinho.
A iniciativa está enquadrada nas comemorações do centenário desta Sociedade e tem como objetivo, como disse Celeste Capelo, presidente da Sociedade “evocar a memória do fundador Francisco Tavares Proença, um dos maiores arqueólogos do seu tempo”, que foi quem encontrou o castro que se situa no cimo deste monte.
Por outro lado, querem desenvolver a arqueologia da região e esta visita é a primeira que fazem para analisar a real situação do património arqueológico nos arredores da cidade.
O percurso será orientado pelo associado e historiador Pedro Miguel Salvado para quem “S. Martinho é um dos principais lugares da paisagem cultural albicastrense”.
As lendas fundacionais enraízam neste horizonte. O menir e as estelas pré-e proto-históricas que Tavares Proença aí encontrou são monumentos únicos no contexto europeu.
É esta originalidade que a Sociedade quer dar a conhecer e continuar a investigar. O encontro dos participantes é às 10h00 em frente ao Museu de onde partirão até à capela da Sra. Santa Ana, para depois seguirem a pé até ao Monte de S., Martinho.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet