Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 15 de setembro de 2014

Fundão: Apresentação do livro “Datas e Vivências Que Fazem História” hoje no Castelejo

Por: Diario Digital Castelo Branco

Realiza-se hoje, às 15m30m, junto à Capela de Santa Luzia, no Castelejo, o lançamento do livro “Datas e Vivências Que Fazem História”, de Rosária Janeira Antunes.

Realiza-se hoje, às 15m30m, junto à Capela de Santa Luzia, no Castelejo, o lançamento do livro “Datas e Vivências Que Fazem História”, de Rosária Janeira Antunes.

O livro, através de um registo histórico sentimental e a partir das recordações e das geografias de referência da autora, constrói um mapa vivo da memória coletiva do Castelejo. Neste livro pretende-se, segundo a autora, “realçar as origens, a história das suas gentes, as tradições do Castelejo e, simultaneamente, prestar homenagem simples e sincera a todos aqueles que acarinharam o Castelejo, o defenderam e lutaram para que fosse reconhecido”.

Além de testemunhos da população, da própria vivência e da pesquisa elaborada, procura-se também neste livro reunir o que foi sendo escrito sobre esta localidade, quer seja em poesia ou em prosa.

A escritora Rosária Janeira Antunes nasceu em 1955, no Castelejo, tendo aí frequentado a escola primária. Aos 17 anos é admitida na Casa do Povo e mais tarde na Segurança Social. Casou, em 1975, com António Janeira Antunes e tem dois filhos. Esteve vários anos à frente do Posto Médico e foi a primeira mulher Presidente de Junta de Freguesia do concelho do Fundão. Atualmente é Presidente da Casa Cultural e Recreativa do Castelejo e Secretária da Irmandade de Santa Luzia.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!