Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 28 de outubro de 2014

Castelo Branco: Livro mostra que Beirões ajudaram a povoar a ilha do Faial

Por: Cristina Valente

Foi apresentado, na passada sexta-feira o livro "Castelo Branco - Um primeiro olhar sobre cinco séculos de história", da autoria de José Manuel Ferreira. Esta foi mais uma iniciativa no âmbito da geminação de Castelo Branco da Beira Baixa com Castelo Branco dos Açores.

Foi apresentado, na passada sexta-feira o livro "Castelo Branco - Um primeiro olhar sobre cinco séculos de história", da autoria de José Manuel Ferreira. Esta foi mais uma iniciativa no âmbito da geminação de Castelo Branco da Beira Baixa com Castelo Branco dos Açores.

O livro foi lançado aquando das celebrações dos 500 anos da freguesia de Castelo Branco, no Faial - Açores e é um contributo para a redescoberta da história do concelho da Horta.

O desafio, foi lançado ao autor, à cerca de 5 anos, pelo então executivo da Junta de freguesia, o objetivo era saber, qual o inicio do povoamento de Castelo Branco.

Para Jorge Neves, presidente da Junta de freguesia de Castelo Branco, este é mais um ato prático da geminação assinada entre as duas freguesias, "Este é mais um passo na concretização de um ato de geminação. As palavras que dissemos aquando da assinatura do protocolo de geminação entre as duas freguesias temos vindo pouco a pouco a traduzi-las em atos".

Vítor Pimentel autarca de Castelo Branco do Faial, explica que do protocolo de geminação, nasceram amizades, que tornam mais fortes a geminação, e por isso, depois da apresentação do livro nos Açores, à cerca de uma semana, a apresentação foi feita na Beira.

"Foi por isso que decidimos vir apresentar este livro aqui, à vossa, nossa freguesia, fizemos questão que a segunda apresentação fosse feita nesta freguesia irmã".

José Manuel Ferreira, que respondeu ao desafio, pelo amor que tem à sua terra, diz que o seu objetivo ao longo dos 5 anos de trabalho, foi que, "o que fosse escrito fosse rigoroso, e tivesse uma base cientifica e respetiva documentação a comprova-la".

Na génese do livro estão duas perguntas, primeiro, o porquê do nome, Castelo Branco. E, que influência teriam tido os primeiros casais que saíram da Beira Baixa em 1470 para os Açores no povoamento dos Açores e em concreto na ilha do Faial, e da localidade de Castelo Branco.

"Com a ida para as ilhas Açorianas de muitos continentais para povoamento das ilhas, foram muitos casais das beiras, e também famílias Flamengas para povoar, em concreto a ilha do Faial e parte da ilha de S. Jorge" explica José Manuel Ferreira.

Em preparação está já um segundo trabalho que aprofundará as diversas vagas de povoadores e as influências que deixaram em áreas como na língua, costumes, tradições, artesanato e na economia.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!