Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 29 de outubro de 2014

Idanha-a-Nova: Oledo apresenta "À deriva" na próxima 4ª-feira

Por: Diario Digital Castelo Branco

No próximo dia 5 de Novembro, pelas 21 horas, a Ajidanha apresenta no Salão da Casa do Povo em Oledo, o espectáculo "À deriva".

No próximo dia 5 de Novembro, pelas 21 horas, a Ajidanha apresenta no Salão da Casa do Povo em Oledo, o espectáculo "À deriva".

O projecto de teatro “À Deriva” consiste numa adaptação livre do texto teatral “Em Alto Mar” de Slawomir Mrozek, a partir do qual se pretende criar uma dramaturgia própria, uma linguagem cómica e visual, capaz de dialogar com a profunda crise de valores (sociais e institucionais) em que o país, e o mundo, estão mergulhados. “À Deriva” conta-nos a história de dois homens e uma mulher perdidos em alto mar, após o que se julga ter sido uma catástrofe natural. O enredo da peça gira em torno da maneira como estes três náufragos, circunscritos ao espaço de uma balsa (jangada) e ao mesmo tempo rodeados pela imensidão do mar, enfrentam o problema da fome. As três personagens principais, Gordo, Médio e Magro, uma vez que os mantimentos acabaram, fazem tentativas de campanhas eleitorais, alianças, investidas políticas, apelo ao auto-sacrifício, numa série de pequenos e significativos eventos para justificar uma escolha fundamental: quem deverá ser comido em prol da sobrevivência. Um espectáculo caracterizado pelo nonsense, pela comédia visual e física, e pela sátira implícita do sistema social e político que muitas vezes se revela absurdo e profundamente injusto.

Elenco técnico e artístico

Encenação e dramaturgia: José Carlos Garcia e Nádia Santos 
Interpretação: Ana Grilo, Bruno Esteves e Rui Pinheiro 
Cenário e figurinos: Criação colectiva 
Desenho de Luz: Bruno Esteves e José Carlos Garcia 
Operação de Luz e Som: Bruno Tapadas 
Produção Executiva: Rui Pinheiro 
Produção: Ajidanha

“À Deriva”, estreou a 25 de maio de 2013, no Estúdio Teatro da ajidanha, em Idanha-a-Nova.

DURAÇÃO: 50 minutos
PÚBLICO-ALVO: Geral
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: M/12

No dia 22 de Março de 2014, na cerimónia de encerramento do festival Cale Se 8, dos oito prémios a concurso, o espectáculo “À Deriva” da ajidanha, foi nomeado para seis, tendo recebido os prémios: Melhor Sonoplastia, Melhor Cenografia, Melhor Encenação e Melhor Espectáculo. Houve ainda uma referência pela boa prestação de Rui Pinheiro (personagem “Gordo”);

No dia 22 de julho de 2014, no 2.º Festival Ibero Americano de Teatro “Ciudad de Trujillo” Espanha, recebeu o prémio de melhor actor secundário (Bruno Esteves) e o 2.º prémio para Melhor Espectáculo, no valor de 1.500,00 €;

Este espectáculo foi seleccionado para o III Encuentro Internacional de Teatro Joven de Mairena del Alcor (Sevilla – España).

A Ajidanha — Associação de Juventude de 
Idanha-a-Nova, foi fundada em 1998, promove diversas actividades culturais e workshops, no âmbito do teatro, da dança e das artes plásticas. A AJIDANHA, cria-se com um âmbito não só ligado ao teatro, mas também alargado a outras actividades culturais. A associação foi criada por e para pessoas abertas a novidades culturais. A AJIDANHA possibilita a participação alargada da população nas manifestações culturais, bem como promover uma abertura entre várias gerações, cujos benefícios são muitos, para os mais e menos jovens. 
A face da Ajidanha tem sido o grupo de teatro com cerca de duas dezenas de produções realizadas e apresentadas em vários festivais em Portugal e em Espanha.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!