Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 1 de novembro de 2014

Idanha-a-Nova: TeatrAmador2014 – Descentralização permitiu uma excelente adesão do público

Por: Diario Digital Castelo Branco

O festival TeatrAmador2014, que decorreu neste passado mês de Outubro, contou este ano, com a descentralização dos seus espectáculos, pelos diversos espaços culturais do concelho de Idanha-a-Nova.

O festival TeatrAmador2014, que decorreu neste passado mês de Outubro, contou este ano, com a descentralização dos seus espectáculos, pelos diversos espaços culturais do concelho de Idanha-a-Nova.

Após convite da Ajidanha, as freguesias de Aldeia de Santa Margarida, São Miguel D’ Acha e Toulões aderiram ao desafio, aceitando um espetáculo deste festival. Idanha-a-Velha mais uma vez esteve presente, no âmbito do. Em Idanha-a-Nova, houve ainda lugar para o auditório do Centro Cultural Raiano e o Fórum Cultural. Tendo, os restantes espetáculos, decorrido no estúdio teatro da ajidanha, também este com uma imagem melhorada, sequência das diversas intervenções naquele espaço durante o presente ano.

Em comunicado enviado à redação do Diário Digital Castelo Branco, a organização do festival TeatrAmador2014 declara que “Esta descentralização, permitiu que as expectativas de uma excelente adesão do público fossem concretizadas. O público respondeu da melhor forma, com salas bem compostas, durante os diversos espetáculos do festival. Esta situação, pode até ser confirmada por um dos espetáculos com casa cheia, que nem a chuva dissuadiu a presença do público”.

Por outro lado, a Ajidanha está certa de que as juntas de freguesia que a receberam e connosco quiseram trabalhar, vão querer repetir a experiência e mais entidades o quererão fazer no futuro.

O início do festival, com a aposta nos fados e a continuação do teatro infantil no domingo, prova o sucesso desta escolha e fortalece os laços de cooperação entre a Ajidanha e a LAFIV.

A sua programação tentou corresponder ao público presente e o resultado foi de facto, bastante positivo, verificando-se a satisfação por parte dos organizadores, dos grupos participantes e das pessoas que assistiram aos espectáculos.

Para tal, foi necessária uma grande equipa por parte da Ajidanha, com empenho, para corresponder a toda a logística necessária. Uma equipa capaz de bem receber grupos oriundos do Continente, Ilhas e Espanha.

“Estamos extremamente orgulhosos, pois foi unânime a manifestação de todos os grupos que nos visitaram, referindo que se sentiam em casa, tal foi a satisfação no acolhimento que receberam. Isto, é-nos bastante gratificante e motivo de um grande reconhecimento, motivo de orgulho”. declara a Ajidanha no comuincado.

Orgulha-se do mesmo modo, em mostrar a região, nomeadamente Idanha-a-Nova, Monsanto, Penha Garcia, Idanha-a-Velha e a barragem (não sendo possível mostrar mais, uma vez que o tempo não o permitia). E assim, com a organização destes passeios, quem nos visitou leva uma imagem simpática da região.

O estúdio de teatro da Ajidanha melhorado, também foi alvo de admiração e elogios por quem os visitou, quer pelos elementos dos grupos de teatro participantes, quer pelo público dos espetáculos.

Nesta edição, a ajidanha reforça relações com os grupos que já conhecia (Asta, da Covilhã; Cale Estúdio Teatro, de Canidelo – Vila Nova de Gaia; Chão de Oliva, de Sintra; Semente, da Ilha Graciosa – Açores; TAP, de Pombal; e Ulitimacto, de Cem Soldos - Tomar) e conhece novos amigos (Grupo Teatro de Machico - Ilha da Madeira e grupo de teatro Jubileo de Collado – Jaraíz de la Vera, Espanha).

Com os momentos de confraternização proporcionados pelo festival TeatrAmador2014, a partilha de ideias foi inevitável, com a troca de experiências e realidades de cada grupo. De salientar ainda, os excelentes momentos de bom e saudável convívio, onde até foi possível a realização de um espectáculo de stand up comedy, para os grupos de teatro presentes.

O final desta edição, termina com o espectáculo “TóLôNJS”, uma produção da ajidanha e com “a cereja no topo do bolo”, a apresentação do DVD deste espectáculo.

Para terminar, o comunicado da Ajidanha agradece a todos os sócios que contribuíram para o êxito na organização deste festival, a todos os elementos dos grupos participantes, aos apoios: Município de Idanha-a-Nova, União de Freguesia de Alcafozes e Idanha-a-Nova, Junta de Freguesia de Aldeia de Santa Margarida, Junta de Freguesia de Toulões, Centro de Dia da Freguesia de Toulões, Junta de Freguesia de São Miguel D’ Acha, Liga dos Amigos da Freguesia de Idanha-a-Velha, Intermarché de Idanha-a-Nova, Pousada de Juventude de Idanha-a-Nova, Diário Digital de Castelo Branco, à imprensa regional, a todos os amigos da ajidanha que de uma forma directa ou indirecta contribuíram para êxito desta edição e por fim, ao público desta edição que foi deveras fantástico.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!