Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 11 de novembro de 2014

Idanha-a-Nova: Filarmónica prepara homenagem a António Variações

Por: Diario Digital Castelo Branco

A Filarmónica Idanhense vai homenagear o grande compositor e músico português, António Variações. “Canções & Variações” dá nome a este tributo construído inteiramente pela filarmónica e com o apoio e colaboração da família do próprio homenageado.

A Filarmónica Idanhense vai homenagear o grande compositor e músico português, António Variações.

“Canções & Variações” dá nome a este tributo construído inteiramente pela filarmónica e com o apoio e colaboração da família do próprio homenageado.

“Canções & Variações” faz parte do projeto “Canções...”, iniciado em 2010, e que conta já com vários concertos temáticos. Em 2014, a Filarmónica Idanhense entendeu dar mais ênfase à marca “Canções...”, registando-a como marca nacional. No passado domingo, dia 9, no Fórum Cultural de Idanha-a-Nova, a marca foi apresentada e para além desta nova produção de tributo a António Variações, também foram apresentados jogos de tabuleiro e temáticos sobre o projeto e sobre o concelho de Idanha-a-Nova assim como o vinho “Canções…”.

João Abrantes, dirigente da Filarmónica Idanhense, sublinhou a importância de realizar este tributo a António Variações afirmando que este era o concerto que faltava.

“Espero que corra de norte a sul do país. Queremos divulgar a música dos génios portugueses, como António Variações que tal como Carlos Paião e Zeca Afonso, teve uma importância extrema na música portuguesa. Queremos percorrer o país e mostrar que em Portugal há coisas muito bem feitas. As filarmónicas são as escolas de música mais antigas do país e conseguem fazer de tudo, são também as que trabalham mais pela música portuguesa”, disse.

Para este concerto foram feitos dez arranjos totalmente criados pela filarmónica e, segundo João Abrantes, vão estar duas baterias em palco, algo nunca antes visto num concerto de uma filarmónica. Este tributo, que tem data marcada para os dias 7 e 8 de dezembro no Centro Cultural Raiano, vai contar com a participação de dois irmãos e um sobrinho de António Variações.

“30 anos depois da morte do meu irmão era impensável estar em Idanha-a-Nova com uma filarmónica com esta qualidade a interpretar temas do António. Este projeto cativou-me logo no início. A família está encantada com o projeto, com a qualidade destes instrumentistas e desta instituição centenária. Vai ser a primeira vez que membros da família vão estar envolvidos no espetáculo: eu, o meu irmão e o meu filho. Somos uma família musical. Este projeto faz-nos recuar no tempo e se o meu irmão estivesse aqui, ficaria bastante emocionado”, contou Jaime Ribeiro, irmão de António Variações.

Durante a apresentação, João Abrantes revelou ainda que para o Eano a Filarmónica Idanhense vai preparar algo novo, um concerto “Canções…” mas desta vez com um músico ainda vivo, Jorge Palma. Para além do “Canções & Variações”, a Filarmónica já realizou outros concertos, tais cDomo “Canções da Beira” e “Canções de Abril”. 

Este é um projeto com o apoio do DDCB.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!