Por: Diario Digital Castelo Branco
A experiência da Bibliomóvel, que desde 2006 percorre o concelho de Proença-a-Nova, foi divulgada na semana passada em dois eventos relacionados com a leitura realizados no Chile.
A experiência da Bibliomóvel, que desde 2006 percorre o concelho de Proença-a-Nova, foi divulgada na semana passada em dois eventos relacionados com a leitura realizados no Chile.
No II encontro nacional da rede de Bibliotecas Itinerantes do Chile, a biblioteca móvel partilhou, como convidada estrangeira, as estratégias e atividades desenvolvidas. Este encontro, por sua vez, esteve integrado no III Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas, cujo programa incluiu um painel em que a Bibliomóvel, uma biblioteca itinerante do sul do Chile e a rede de bibliotecas itinerantes da Catalunha foram apresentadas como exemplos de boas práticas.
Este ano com o tema “Leituras em movimento”, o seminário internacional decorreu durante quatro dias e debateu temas relacionados com a função social das bibliotecas, os novos formatos de leitura, a inovação no fomento da leitura e as extensões bibliotecárias. O seminário foi promovido pela Direção de Bibliotecas, Arquivos e Museus do Chile, bem como pelo Serviço Nacional de Bibliotecas Públicas.
No âmbito da iniciativa, o bibliotecário Nuno Marçal acompanhou uma rota da biblioteca itinerante de Santiago e visitou diversas bibliotecas itinerantes, incluindo a primeira existente no Chile, que ainda funciona. O II encontro da rede de Bibliotecas Itinerantes do Chile procurou fazer a avaliação do último ano e delinear estratégicas e temas prioritários para 2015, em áreas como a formação, financiamento e difusão.
Inaugurada em junho de 2006, a Bibliomóvel desloca-se, além das localidades dispersas do concelho, aos centros de dia e instituições da Santa Casa da Misericórdia. Promove a leitura, funciona como posto móvel avançado dos serviços municipais e desempenha uma função social, como antídoto contra a solidão e, em período de férias, apoio à ocupação dos mais jovens. Promove ainda projetos sazonais de animação, levando consigo acordeonistas ou realizando ateliers de ciência, em parceria com o Centro Ciência Viva da Floresta.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet