Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 19 de novembro de 2014

Vila de Rei: Município e IPT procuram elevar Conheiras a “Conjunto de Interesse Nacional”

Por: Diario Digital Castelo Branco

O executivo camarário de Vila de Rei aprovou, em reunião de Câmara realizada a 18 de Novembro, uma proposta de protocolo de cooperação a realizar com o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) na área da Educação, reforçado com uma adenda que se traduzirá na criação de uma equipa de trabalho que irá apresentar a candidatura das Conheiras a “Conjunto de Interesse Nacional ou Público”.

O executivo camarário de Vila de Rei aprovou, em reunião de Câmara realizada a 18 de Novembro, uma proposta de protocolo de cooperação a realizar com o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) na área da Educação, reforçado com uma adenda que se traduzirá na criação de uma equipa de trabalho que irá apresentar a candidatura das Conheiras a “Conjunto de Interesse Nacional ou Público”.

Segundo o protocolo assinado, e com o objetivo de criar condições para uma maior e melhor qualificação da população Vilarregense, a Autarquia de Vila de Rei compromete-se a ceder espaços, devidamente infraestruturados, para a realização de atividades de ensino e formação a desenvolver pelo IPT na sede do Concelho.

No mesmo âmbito, o IPT compromete-se assim a ministrar ciclos de estudo e ações de formação em Vila de Rei, disponibilizando membros do seu corpo de pessoal docente e não docente necessários ao desenvolvimento dos mesmos, e a facultar a utilização dos seus laboratórios em Tomar e Abrantes

O protocolo inclui ainda uma adenda relacionada com a inserção das Conheiras de Vila de Rei num Plano Especial de Ordenamento do Território, com o objetivo de as tornar em sítios preservados e conservados adequadamente.

Será assim criada uma equipa composta por elementos da Câmara Municipal de Vila de Rei e do IPT que irão preparar um dossier de candidatura das Conheiras à classificação como “Conjunto de Interesse Nacional ou Público”.

Com esta classificação, poderão ser tomadas novas medidas de preservação e conservação destes espaços, impedindo a vandalização que alguns destes locais têm vindo a sofrer ao longo dos anos (roubo de conhos para construção civil, plantações de eucaliptos nestas áreas, utilização dos espaços como lixeiras a céu aberto, entre outros).

Em comunicado enviado à redação do Diário Digital Castelo Branco, Ricardo Aires, Presidente da Câmara Municipal, refere que “A assinatura deste protocolo com o Instituto Politécnico de Tomar vem dotar o nosso Concelho de novas e importantes ferramentas na área da educação e da cultura. Teremos novas condições para que possamos estimular a população Vilarregense a obter uma maior e melhor qualificação escolar e iremos procurar, com os conhecimentos técnicos e especializados do IPT, reforçar o papel das Conheiras enquanto realidades arqueológicas de extrema importância regional e nacional.” conclui o autarca.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!