Por: Diario Digital Castelo Branco
Um espetáculo de tango argentino, uma viagem musical que une canção catalã e melodias norueguesas e a música de câmara de J.S. Bach são as propostas do Fora do Lugar, Festival Internacional de Músicas Antigas, para esta sexta-feira, sábado e domingo.
Um espetáculo de tango argentino, uma viagem musical que une canção catalã e melodias norueguesas e a música de câmara de J.S. Bach são as propostas do Fora do Lugar, Festival Internacional de Músicas Antigas, para esta sexta-feira, sábado e domingo.
Depois de um auspicioso arranque com concertos de João Hasselberg e Emilio Villalba, até 13 de dezembro este festival continuará a “ocupar” com música, cinema e fotografia lugares inesperados no concelho de Idanha-a-Nova.
O charme do tango poderá ser apreciado no concerto do Cuarteto Típico “El Bocadito” em Soalheiras, nas instalações da Associação Recreativa de Caça “A Raiz”, esta sexta-feira à noite, dia 5.
Os mais apaixonados por este género musical podem ainda inscrever-se, gratuitamente, na oficina de iniciação à dança de Tango que decorre na manhã de sábado, no Centro Cultural Raiano (277 202 900).
Ainda no sábado, mas à noite, é a vez do duo espanhol/norueguês Arianna Savall e Petter Udland Johansen preencher com a magia das suas canções a antiga Sé Catedral de Idanha-a-Velha.
No domingo há um Concerto Campestre em torno da obra de J.S. Bach no Centro Cultural Raiano, pelas 18:30 horas. O programa do dia integra também a inauguração de uma exposição de Valter Vinagre e Pedro Guimarães, pelas 17 horas, e uma sessão de cinema, às 17:45 horas.
O Fora do Lugar termina apenas nos dias 12 e 13 de dezembro, com dois concertos: Cardo Roxo + Silva, no Centro de Dia de São Miguel d'Acha (sexta-feira) e os Galandum Galundaina, que levam a música tradicional mirandesa à antiga Sé Catedral de Idanha-a-Velha (sábado).
O programa integra também um passeio pedestre em Monsanto, a 13 de dezembro, e vários ateliers no Centro Cultural Raiano: iniciação à dança de Tango e oficina de construção de adufes (6 de dezembro); miniconcerto Conto Musical e oficina de mobilidade alternativa em família (7 de dezembro); e ainda confeção de doces tradicionais em Monsanto (12 de dezembro).
A entrada em todos os concertos e atividades é livre, sujeita à lotação das salas.
O Fora do Lugar resulta da parceria entre o Município de Idanha-a-Nova e a produtora Arte das Musas, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e da Direcção Geral das Artes.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet