Por: Diario Digital Castelo Branco
A Filarmónica Idanhense comemorou o seu 126º aniversário com a estreia do espetáculo musical “Canções & Variações”, dedicado à obra de António Variações.
A Filarmónica Idanhense comemorou o seu 126º aniversário com a estreia do espetáculo musical “Canções & Variações”, dedicado à obra de António Variações.
O concerto apresentado, nos dias 7 e 8, esgotou o Centro Cultural Raiano em ambas as apresentações.
Em palco estiveram não só os cerca de 50 músicos da Filarmónica, mas também Freedom e o Coro Infantil Notas Soltas, que acompanharam as vozes de Jaime Ribeiro e Luís Ribeiro (irmãos de António Variações), Jaime Rafael (sobrinho), Lena D’Água e Rui Aziago.
Em dia de aniversário a Filarmónica distinguiu algumas pessoas, que tem apoiado a instituição, com o grau de sócio de mérito foram distinguidos, Francisco Silva, ex-presidente da Junta de Proença-a-Velha, e Luís Caria, ex-presidente da Junta de freguesia de Aldeia de Santa Margarida. Com o titulo de sócio honorário, foram distinguidas as respetivas Juntas de Freguesias.
A filarmónica distinguiu também, "com um carinho muito especial" com um grau de mérito a titulo póstumo a Manuel Ramiro, que durante muitos anos acompanhou a Filarmónica como seu motorista.
No final do concerto de domingo a filarmónica entregou à família de António Variações as partituras de todas as músicas do concerto.
"Canções & Variações" é um projeto que a Filarmónica e a família pretende levar de norte a sul do país em espetáculos e até registar em gravação.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet