Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 16 de dezembro de 2014

Vila Velha de Ródão: Associação Portuguesa de Museologia atribui prémio a museus de Terras de Oiro

Por: Diario Digital Castelo Branco

O projecto Terras de Oiro, desenvolvido pelo município de Vila Velha de Ródão e que implementou uma rede descentralizada de núcleos museológicos temáticos, em vários locais do concelho, recebeu o prémio na categoria “Prémio Trabalho na área da Museologia – 2014”.

O projecto Terras de Oiro, desenvolvido pelo município de Vila Velha de Ródão e que implementou uma rede descentralizada de núcleos museológicos temáticos, em vários locais do território concelhio, recebeu da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), o prémio na categoria “Prémio Trabalho na área da Museologia – 2014”.

A distinção ao trabalho de preservação da memória local foi entregue no museu da Farmácia, em Lisboa, no passado dia 12 de Dezembro e mereceu da parte de Luís Pereira, presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, um agradecimento e um destaque à importância e estímulo que projetos desta natureza, com a dimensão cultural a eles associados, representam para a preservação do património e da identidade e para o reforço da atratibilidade do concelho enquanto destino turístico. No final da sua intervenção, o presidente da edilidade de Ródão convidou os presentes, que preenchiam na íntegra o auditório da Associação Nacional de Farmácias, a visitar Vila Velha de Ródão, o seu património natural e cultural e a conhecer a terras e as gentes que alimentam o projeto cultural das Terras de Oiro.

O conjunto dos espaços museológicos distinguidos e que incluem o Centro de Interpretação da Arte Rupestre do Tejo (CIART), o Lagar de Varas do Enxarrique, o núcleo do Contrabando em Perais, o Centro de Interpretação do Linho e da Tecelagem, em Foz do Cobrão e núcleo museológico História de uma Comunidade, em Fratel, têm merecido uma crescente procura que, no conjunto dos diferentes espaços, se contabiliza, em 2014, em mais de 6000 visitantes.

Os prémios da APOM são atribuídos, anualmente, desde 1997, a museus, projetos, profissionais e atividades desenvolvidas no sector da museologia. 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!