Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 17 de fevereiro de 2015

Fundão com Via Sacra na Gardunha este sábado

Por: Diario Digital Castelo Branco

No âmbito da Quadragésima - Ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa do Concelho do Fundão, o Agrupamento do Corpo Nacional de Escutas 120 do Fundão vai realizar, no sábado, dia 21, às 21:30 horas, com saída das Piscinas Municipais Descobertas do Fundão, uma Via Sacra na Gardunha.

No âmbito da Quadragésima - Ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa do Concelho do Fundão, o Agrupamento do Corpo Nacional de Escutas 120 do Fundão vai realizar, no sábado, dia 21, às 21:30 horas, com saída das Piscinas Municipais Descobertas do Fundão, uma Via Sacra na Gardunha.

Num cenário noturno da Serra da Gardunha, as pessoas poderão percorrer e parar para contemplar dentro da floresta Estações de Quadros Vivos da Paixão de Cristo.

Historicamente, a Via Sacra teve origem na época das cruzadas e foi promovida pelos Franciscanos e particularmente por S. Leonardo de Porto Maurício. Por volta dos séculos XI e XII, os fiéis que percorriam os lugares sagrados da Paixão de Cristo na Terra Santa trouxeram para o Ocidente a peregrinação da Via Dolorosa em Jerusalém. Esta pretendia reproduzir o trajeto que Jesus fez do Pretório até ao Calvário. Por conseguinte, a Via Sacra é uma celebração da Páscoa que apresenta as cenas da Paixão de Cristo em catorze estações que reproduzem passagens dos Evangelhos, tratando-se por isso de uma celebração litúrgica que apela à meditação e à oração, através de um percurso espiritual.

 

Este percurso é realizado até ao Convento de Nossa Senhora do Seixo, em catorze estações ou etapas:

1ª Estação: Jesus é condenado à morte.

2ª Estação: Jesus carrega a cruz às costas.

3ª Estação: Jesus cai pela primeira vez.

4ª Estação: Jesus encontra a sua Mãe.

5ªEstação: Simão Cirineu ajuda a Jesus.

6ª Estação: Verônica limpa o rosto de Jesus.

7ª Estação: Jesus cai pela segunda vez.

8ª Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém.

9ª Estação: Jesus cai pela terceira vez.

10ª Estação: Jesus é despojado de suas vestes.

11ª Estação: Jesus é pregado na cruz.

12ª Estação: Jesus morre na cruz.

13ª Estação: Jesus é descido da cruz.

14ª Estação: Jesus é Sepultado.

 

Por outro lado, os Quadros Vivos são a encenação das últimas horas da vida de Cristo que recorda o gosto pela dramatização de temas religiosos que remonta ao teatro medieval. Mais tarde, nos séculos XVII e XVIII, influenciada pela dramaticidade e pela opulência do Barroco, o martírio de Cristo torna-se no tema central dessas representações teatrais que ganham ênfase em procissões e dramas litúrgicos que pretendiam reproduzir os passos da Via Crucis, ou seja, a Via Sacra.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!