Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 9 de março de 2015

Castelo Branco: Escola de Futebol e Clube de Fado são as novas apostas do Centro Artístico Albicastrense

Por: Diario Digital Castelo Branco

A direção do Centro Artístico Albicastrense apresentou na passada quarta-feira, dia 4, o seu Plano de Atividades que conta com grandes novidades.

A direção do Centro Artístico Albicastrense apresentou na passada quarta-feira, dia 4, o seu Plano de Atividades que conta com grandes novidades.

“Temos um plano vasto, ambiciosa, mas exequível. Há que fazer jus ao nome do Centro Artístico Albicastrense que conta com 102 anos de vida, já faz parte da vida dos albicastrenses”, disse o Presidente Paulo Afonso.

Durante a Conferência de Imprensa, Paulo Afonso anunciou que uma das novidades deste ano é a reativação do Clube de Futebol do Centro Artístico Albicastrense, “de modo a que este consiga crescer como entidade própria e que aumente a sua área de influência na sociedade albicastrense”. O projeto apresenta uma vertente social que tem como objetivo incutir valores e princípios associados a uma cidadania ativa “de modo a que pratiquem regularmente atividades físicas e desportivas” contribuindo para o seu desenvolvimento global. Para além disso, pretendem ainda “contribuir para a melhoria do sucesso escolar dos jovens”, pois a coletividade irá apoiar as famílias nos trabalhos de casa dos pequenos futebolistas.

Paralelamente à vertente social, o projeto apresenta a vertente desportiva que visa o desenvolvimento das habilidades motoras/futebolísticas “com treinadores especializados, com metodologia de treino certificada”.

Filipe Roque, que estará responsável pela administração do clube, considerou muito “interessante, através do futebol, envolver toda a família no Centro Artístico Albicastrense”. Já que, as famílias que tenham crianças no clube, podem usufruir o grande leque de atividades da coletividade por um preço simbólico.

O treino das crianças que pertençam ao clube está a cargo do treinador Tiago Carronda.

Outra das novidades é a criação de um Clube de Fado de Castelo Branco que vai promover o Curso de Aperfeiçoamento de Perfomance do Fado.

“Vamos trazer o fado para Castelo Branco. O curso tem como missão a formação com vista ao aperfeiçoamento de pessoas, a título individual ou grupos de fado, ao nível da sua performance vocal, instrumental ou de postura representativa. O professor será o grande mestre Custódio Castelo, o grande responsável pela única Licenciatura de Guitarra Portuguesa”, anunciou Paulo Afonso.

O curso tem início já no próximo mês e vai terminar em dezembro do presente ano, sendo que a mensalidade apresenta um custo de 60 euros por pessoa. Ao longo do curso, os formandos vão demonstrando as suas aprendizagens através de Matinés de Fado, nas tardes de domingo, acompanhando artistas convidados.

Como finalidade última, esta formação tem como intuito gravar um CD ao vivo durante um espetáculo a realizar no último mês do curso, dezembro, no Centro Artístico Albicastrense. O álbum vai contar com fados que, cada artista ou grupo deve preparar, sendo que devem cantar uma tradicional e outra com música e letra inédita, preferencialmente de poetas ou letristas da região.

Para Paulo Afonso, e atual direção, a intenção passa por fazer com que o “Centro Artístico de Castelo Branco se assuma como o Clube de Fado de Castelo Branco”

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!