Por: Diario Digital Castelo Branco
O Lápis é a temática da exposição de ilustração que estará patente ao público na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, de 1 de abril a 01 de maio, entre as 10:00 e as 18:30 horas.
O Lápis é a temática da exposição de ilustração que estará patente ao público na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, de 1 de abril a 01 de maio, entre as 10:00 e as 18:30 horas.
Esta mostra resulta do 5.º Encontro Nacional de Ilustração de São João da Madeira que, em 2012, reuniu obras, sobre o lápis, dos mais conceituados ilustradores portugueses, objecto que se apresenta como um dos principais elementos de trabalho.
Os ilustradores participantes são: Ana Biscaia, Abigail Ascenso, Ana Brito, Albertine, Ana Oliveira, Agostinho Santos, Anabela Dias, André Caetano, Ângela Serra, Bruno Balegas, Carla Nazareth, Carlos Campos, Catarina Correia Marques, Catarina Garcia, Elsa Lé, Elsa Lé, Evelina Oliveira, Inês do Carmo, Gabriela Sotto Mayor, Gastão Travado, Inês Rosa, Isaura Rosa, João Concha, João Mascarenhas, José Emídio, Leonor Hungria, Madalena Matoso, Marc, Marta Neto, Marta Ribeiro, Natalina Coias, Miguel Gabriel, Nelson Henriques, Ologwalgdi, Oswaldo de Leon, Pat Soares, Patrícia Alves, Paulo Galindro, Pedro Leitão, Pedro Serapicos, Pedro Seromenho, Rute Reimão, Sebastião Peixoto, Simão Vieira, Sofia do Vale, Susana Lemos, Tânia Clímaco, Vivian Vilela e Yara Kono.
A escolha desta temática prende-se com o facto da Fábrica de Lápis Viarco ser a única empresa nacional desse produto, sendo, por isso uma, forma de divulgar esta indústria.
As obras que compõem a exposição formam um conjunto eclético, marcado por uma grande diversidade de linguagens estéticas e técnicas.
A Biblioteca Municipal de Castelo Branco apresentou, em anos anteriores, outras duas exposições destas séries. A primeira baseada no conto russo “A mulher mais bela do mundo”, dedicada à mãe, e a segunda dedicada ao pai. Ambas registaram uma grande afluência de visitantes devido à qualidade dos trabalhos apresentados.
Esta exposição será depois apresentada no Museu do Canteiro, em Alcains, onde poderá ser visitada entre os dias 9 a 31 de maio.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet