Por: Diario Digital Castelo Branco
Vai esta patente nos Serviços Descentralizados do IPDJ de Castelo Branco – Loja PONTO JA, entre 17 e 28 de abril de 2015, a exposição "Confederação das Colectividades - 90 Anos, 25 de Abril - 40 Anos, Associativismo e Democracia, Sempre!"
Vai esta patente nos Serviços Descentralizados do IPDJ de Castelo Branco – Loja PONTO JA, entre 17 e 28 de abril de 2015, a exposição "Confederação das Colectividades - 90 Anos, 25 de Abril - 40 Anos, Associativismo e Democracia, Sempre!"
Comemorar o 25 de abril no Distrito de Castelo Branco; Promover junto dos jovens os valores de abril de 74 e a Loja PONTO JA de Castelo Branco e o Centro UNESCO Educação para Todos de Castelo Branco como espaços privilegiados de encontro e promoção da educação não formal, são os objetivos deste evento.
A exposição é composta por 8 painéis com o título: 1. Associativismo e Democracia; 2. Identidade; 3. Jogos Tradicionais; 4. Associativismo; 5. Cultura; 6. Desporto; 7. Filarmónicas e 8. Estruturação, associando, assim, as duas datas visando valorizar e dignificar os valores do associativismo, da democracia e da liberdade.
Esta é uma iniciativa da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio, da Associação Cultural e Social Rancho Folclórico do Retaxo, dos Serviços Descentralizados do IPDJ de Castelo Branco, e do Centro UNESCO Educação para Todos de Castelo Branco.
Está também patente nos Serviços Descentralizados do IPDJ de Castelo Branco, entre 1 e 30 de abril de 2015, a Exposição “Poemas, cantigas, poetas e cantores da Resistência”.
Este evento visa: Comemorar o 25 de abril no Distrito de Castelo Branco; Promover junto dos jovens os valores de abril de 74; Divulgar junto dos jovens os cantores e poetas da resistência ao Estado Novo; Promover a Loja PONTO JA de Castelo Branco e o Centro UNESCO Educação para Todos de Castelo Branco como espaços privilegiados de encontro e promoção da educação não formal.
Através de poemas e cantigas como: “Trovas do Vento que passa”, "Grândola Vila Morena”, “Somos Livres (Uma Gaivota Voava, voava)”, “Cantada da Paz”, “E Depois do Adeus”... vive ou revive imagens de um abril de liberdade. Descobre ou redescobre, ainda, nomes como Zeca Afonso, Paulo de Carvalho, Vitorino, Natália Correia, Manuel Alegre, José Ary dos Santos, que utilizaram o seu talento e o seu dom para fazer da palavra a arma que liberta.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet